A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO EM CONTRAPOSIÇÃO À EDUCAÇÃO RURAL

Autores

  • Alessandra de Souza Gouveia Mestre em Geografia no Programa de Pós-graduação em Geografia do pontal (PPGEP), do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICH-UFU)
  • Joelma Cristina dos Santos Docente do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal (PPGEP), do Instituto de Ciências humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v21i2.61963

Resumo

No Brasil muitas escolas localizadas no campo tem esse espaço apenas como localização geográfica. A escola não mantém uma relação de integração com o rural, com as tradições da população, com seu modo de vida e sua rotina. Para compreender como ocorre tal ensino é necessário discutir sobre os paradigmas que circundam o assunto, portanto, debater sobre a Educação no/do Campo e a Educação Rural. Tem-se repetido incessantemente o modelo de “Escola Rural”, modelo este que leva ao campo um ensino pensado a partir de premissas urbanas, ou seja, a escola localizada no rural segue os mesmos padrões de uma escola de ensino regular da cidade. Para contrapor a situação existente, surgiu o modelo de Educação no/do Campo, que visa construir um ensino vinculado ao modo de vida dos sujeitos do campo e com a participação dessas pessoas, levando em consideração seus saberes tradicionais e modo de vida. Tal proposta surge como um ensino humanizador, no intuito de contribuir para reforçar a identidade das crianças e jovens do rural e fazer com que os alunos vejam o campo como um lugar de vida, lazer e trabalho, assim proporcionando perspectivas à essa população.

Palavras-chave: Campo. Paradigmas. Educação no/do Campo. Educação Rural. Cidade.

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

GOUVEIA, A. de S.; SANTOS, J. C. dos. A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO EM CONTRAPOSIÇÃO À EDUCAÇÃO RURAL. Espaço em Revista, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5216/er.v21i2.61963. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/61963. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES