REVISITANDO AS METODOLOGIAS QUE DESMISTIFICAM O FIM DO RURAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Lucas Alves Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v21i2.61944

Resumo

Durante um longo período e ainda hoje manifestando resquícios, a relação entre o ideário de desenvolvimento ligado essencialmente ao urbano trouxe ao rural um papel subalterno, ligado a visões de atraso e esvaziamento, sendo fortalecidas pelas questões normativas e legais que tiveram peso significativo para consolidar o projeto de rural inferior ao urbano. Para tanto, esta proposta tem como objetivo investigar as metodologias que desmistificam o fim do rural no brasileiro. O percurso centrou-se em torno da busca de referências que abarcassem como o processo de construção de um rural brasileiro se apresentou ao longo das últimas décadas, no momento posterior foi desenvolvido encadeamento do entendimento do processo de produção do espaço rural brasileiro e suas abordagens, considerando questões normativas e analíticas, chegando às metodologias utilizadas pelos autores que trabalham a temática. As metodologias delimitadas respeitaram uma ordem cronológica e lógica de agregação de novos elementos, deste modo, foram selecionadas foram OCDE (1994), Veiga (2003), Blume (2004), Girardi (2008) e o “Projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”. Ao final, foi possível perceber nitidamente o ganho que as metodologias pautadas em delimitar o rural por meio de territorialidade auxiliam na leitura dos novos conteúdos, ainda fomentando o debate sobre o desenvolvimento territorial.

Biografia do Autor

Lucas Alves Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Ou Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2016), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2019), sendo no momento Doutorando na Universidade Federal de Uberlândia (início em 2019)

Downloads

Publicado

21-05-2020

Como Citar

PEREIRA, L. A. REVISITANDO AS METODOLOGIAS QUE DESMISTIFICAM O FIM DO RURAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Espaço em Revista, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 125–141, 2020. DOI: 10.5216/er.v21i2.61944. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/61944. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES