ANÁLISE DO PERFIL DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA MUNICIPAL DA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE FRUTAL, (MG) – 1980 A 2010

  • Matheus Alfaiate Borges ICHPO/UFU, Ituiutaba (MG)
  • Matheus Eduardo Souza Teixeira (IGGEO/UFU), Uberlândia (MG)
  • Roberto Barboza Castanho Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia, campus de Ituiutaba, MG, na Faculdade de Ciências Integradas - FACIP.

Resumo

A prática de manejar/cultivar a terra trouxe ao espaço agrário brasileiro acontecimentos essenciais para sua organização espacial, pois ao longo de sua história foram necessários fatores determinantes para o seu desenvolvimento. Em razão desta realidade, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as transformações das produções ocorridas no espaço agrário da MRG de Frutal, tendo como recorte temporal de 1980 a 2010. Os aportes metodológicos se constituíram entre quatro etapas, sendo essas: a) levantamento bibliográfico; b) coleta e tabulação de dados censitários; c) organização e síntese dos dados e, por fim, d) análise dos resultados obtidos. Em razão aos resultados, o espaço agrário da MRG de Frutal, apresentam mudanças vinculadas ao processo de ocupação e modernização, bem como resultados relevantes entre as diversidades e características de uso do solo. Soma-se ainda a isso, a coleta e tabulação de dados foram realizadas pelos cultivos temporários: arroz, cana-de-açúcar, milho, soja e abacaxi, além das criações de animais como bovinos e suínos.

Biografia do Autor

Matheus Alfaiate Borges, ICHPO/UFU, Ituiutaba (MG)

Discente do Curso de Graduação em Geografia – (ICHPO/UFU), Ituiutaba – MG, Pesquisador de Iniciação Científica Voluntária – (PIVIC/UFU)

Matheus Eduardo Souza Teixeira, (IGGEO/UFU), Uberlândia (MG)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia – (IGGEO/UFU), Uberlândia – MG, Pesquisador do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional – (LAPUR/UFU)

Roberto Barboza Castanho, Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia, campus de Ituiutaba, MG, na Faculdade de Ciências Integradas - FACIP.
Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) com parte realizada na Università Degli Studi di Udine - em Udine na Itália, na linha de pesquisa de Sensoriamento Remoto. Realizou o Doutorado em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006), já na Universidad de Buenos Aires - UBA, efetuou os estudos de Pós Doutorado em Ciencias Humanas y Sociales (2013) da Facultad de Filosofía y Letras, cuja pesquisa esteve centrada na comparação da forma de ensino na Argentina com o Brasil. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Uberlândia, campus de Ituiutaba, MG, na Faculdade de Ciências Integradas - FACIP, no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEP.
Publicado
21-05-2020
Seção
ARTIGOS/ARTICLES