TRÂNSITO E EDUCAÇÃO: conceitos e práticas desenvolvidas com alunos do ensino básico em Ituiutaba (MG) no ano de 2018

Autores

  • Leonardo Alfaiate Ferreira Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Mateus Duarte Segismundo Universidade Federal de Uberlândia
  • Roberto Barboza Castanho Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia, campus de Ituiutaba, MG, na Faculdade de Ciências Integradas - FACIP.

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v21i1.60491

Resumo

O trânsito é visível as percepções humanas, devido a isso torna-se essencial uma preocupação com relação as ocorrências diárias que ocorrem em todo o país. Várias razões podem estimular um acidente de trânsito, como exemplo, imprudência do condutor, falta de conhecimento sobre as leis de trânsito, direção perigosa, bem como outras associações. Diante o caso, faz se necessário uma intensificação maior sobre o assunto, inclusive aplicando a comunidade tijucana ao qual foi o alvo da pesquisa, transformando a carência de informação em um alerta, consequentemente passando o aprendizado ao próximo. Neste sentido, o objetivo central desta investigação foi apresentar experiências obtidas com os alunos da escola CAIC (Centro de Atendimento Integrado a Comunidade) em Ituiutaba-MG, referente aos assuntos corriqueiros sobre trânsito e educação, com o propósito estabelecer um diálogo mais lúdico fortalecendo a importância comportamentos coerentes frente as situações que são vivenciadas cotidianamente no trânsito. Os processos metodológicos que guiaram esta pesquisa foram divididos em algumas etapas: a) Revisão Bibliográfica; b) Coleta de dados; c) Reambulação na escola; d) Amostra do projeto na UFU (Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal) e redação final. Vale ressaltar, que os resultados atraídos foram notórios, graças a colaboração dos envolvidos enfatizando importantes aspectos sobre educação no trânsito, bem como o estabelecimento de diálogo e conscientização por parte dos alunos do ensino fundamental em relação a temática discutida, de forma que ações eficazes de segurança possam ser realmente aplicadas em seu dia a dia, de maneira funcional e consciente.

Palavras-chave: Trânsito. Educação. Conscientização.

Biografia do Autor

Leonardo Alfaiate Ferreira Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Geografia – ICHPO/UFU, Ituiutaba – MG, Pesquisador de Iniciação Científica PIBIC-CNPq/UFU

Mateus Duarte Segismundo, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Geografia – ICHPO/UFU, Ituiutaba – MG, Pesquisador de Iniciação Científica PIBIC-CNPq/UFU

Roberto Barboza Castanho, Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia, campus de Ituiutaba, MG, na Faculdade de Ciências Integradas - FACIP.

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) com parte realizada na Università Degli Studi di Udine - em Udine na Itália, na linha de pesquisa de Sensoriamento Remoto. Realizou o Doutorado em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006), já na Universidad de Buenos Aires - UBA, efetuou os estudos de Pós Doutorado em Ciencias Humanas y Sociales (2013) da Facultad de Filosofía y Letras, cuja pesquisa esteve centrada na comparação da forma de ensino na Argentina com o Brasil. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Uberlândia, campus de Ituiutaba, MG, na Faculdade de Ciências Integradas - FACIP, no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEP.

Downloads

Publicado

23-09-2019

Como Citar

FERREIRA BORGES, L. A.; SEGISMUNDO, M. D.; CASTANHO, R. B. TRÂNSITO E EDUCAÇÃO: conceitos e práticas desenvolvidas com alunos do ensino básico em Ituiutaba (MG) no ano de 2018. Espaço em Revista, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 96–118, 2019. DOI: 10.5216/er.v21i1.60491. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/60491. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES