A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA LEITEIRA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES RURAIS DE ITUIUTABA (MG)

Autores

  • Marina Franco Fratari Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Patrícia Francisca de Matos Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v21i1.59910

Resumo

A pecuária é uma atividade econômica presente no estado de Minas Gerais desde a sua colonização. Tanto a pecuária de corte, quanto, a pecuária leiteira são responsáveis por gerar renda no campo, de modo que o estado possui um dos maiores rebanhos bovinos do país. A pecuária leiteira é a mais proeminente fonte de renda para os agricultores familiares de Ituiutaba (MG). Em face desses fatores, o objetivo do trabalho é mostrar a importância da pecuária leiteira desenvolvida pelos agricultores familiares mediante estratégias de reprodução no contexto da modernização da produção de leite, bem como os dilemas para a permanência na atividade. Para atingir os objetivos foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental; tabulação e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias; além da realização de entrevistas semiestruturadas com os produtores de leite de duas comunidades rurais do município, a comunidade rural Canoa e a comunidade rural Baixadão. A produção leiteira nas comunidades pesquisadas vem se modificando ao longo dos últimos anos, com a aquisição de ordenhadeira mecanica e tanques de expansão por exemplo; além do uso de tecnologias da informação como aplicativos para Smartphone que auxiliam na gestão da propriedade. O envelhecimento dos moradores, a saída dos jovens do campo, a ausência de subsídios do Estado e as dívidas contraídas para a modernização da produção são grandes entraves para reprodução das famílias nas Comunidades pesquisadas. Porém, mesmo com tantas adversidades, a pecuária, principalmente a leiteira tem sido a principal atividade econômica dos agricultores familiares do município, responsável, portanto, por sua permanência e (re) existência no campo.

Palavras-chave: Agricultura familiar. Pecuária. Modernização. Comunidades. Ituiutaba (MG).

Biografia do Autor

Marina Franco Fratari, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Geografia pelo  Programa de Pós Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Patrícia Francisca de Matos, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Docente do curso de Geografia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Downloads

Publicado

18-09-2019

Como Citar

FRATARI, M. F.; DE MATOS, P. F. A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA LEITEIRA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NAS COMUNIDADES RURAIS DE ITUIUTABA (MG). Espaço em Revista, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 138–152, 2019. DOI: 10.5216/er.v21i1.59910. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/59910. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES