DISPOSIÇÃO IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DE ITUIUTABA (MG)

Autores

  • Roberta Lisboa Instituto Benjamim Constant /IBC
  • Bruna Aparecida Silva Dias Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Jussara dos Santos Rosendo Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal (PPGEP), do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICH-UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v21i1.59867

Resumo

A disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos é uma das problemáticas ambientais mais importantes que a sociedade convive. Mesmo antes da constituição dos centros urbanos, a produção de resíduos e a sua disposição apresentam-se como de difícil solução. Como alternativa para sanar os impactos ambientais causados pela crescente geração de resíduos foi publicada, em 02 de agosto de 2010, a Lei nº 12.305 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A presente pesquisa objetivou analisar o descarte irregular de resíduos sólidos na área urbana do município de Ituiutaba-MG. A metodologia utilizada englobou: a pesquisa bibliográfica; a realização de entrevistas semiestruturadas junto aos órgãos responsáveis pelo manejo dos resíduos sólidos na cidade de Ituituaba; trabalhos de campo para registros fotográficos e mapeamento dos pontos de descarte irregular presentes na área urbana. Os resultados alcançados demosntraram a existência de 37 locais de descarte irregular de resíduos sólidos em fevereiro de 2016 concentrados pela periferia da cidade de Ituiutaba. Em novembro do mesmo ano, verificou-se a aglomeração de vários pontos menores, o surgimento de uma nova área de descarte irregular e a inexistência de 3 pontos, comprovando as ações do Poder Público Municipal na limpeza destas áreas.

Palavras-chave: Disposição irregular. Resíduos sólidos. Ituiutaba (MG).

Biografia do Autor

Roberta Lisboa, Instituto Benjamim Constant /IBC

Graduada em Direito, Mestre em Geografia pela UFU, câmpus Pontal.

Bruna Aparecida Silva Dias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada, Mestre e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Jussara dos Santos Rosendo, Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal (PPGEP), do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICH-UFU)

Universidade Federal de Uberlândia, Curso de Geografia, Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal

Downloads

Publicado

22-07-2021

Como Citar

LISBOA, R.; DIAS, B. A. S.; ROSENDO, J. dos S. DISPOSIÇÃO IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DE ITUIUTABA (MG). Espaço em Revista, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 119–137, 2021. DOI: 10.5216/er.v21i1.59867. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/59867. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES