ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: práticas de leitura e interpretação de textos

Autores

  • Géssica Nayara Tavares Melo Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Juniele Martins Silva Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v20i2.57942

Resumo

A leitura é um processo de aprendizagem contínuo, complexo e plural, que não se restringe a determinados níveis de ensino ou a disciplinas específicas. Considera-se que por meio da leitura da palavra, é possível fazer a leitura e a interpretação/reflexão do mundo, da vida e do espaço vivido. A Geografia permite a operacionalidade do espaço de maneira mais completa, desenvolvendo capacidade de compreender fenômenos ausentes do cotidiano escolar e ao mesmo tempo utiliza o cotidiano para compreender o espaço, a partir de diversas formas de leituras. Nesse contexto, propõe-se discutir a importância da leitura e da interpretação de textos no ensino de Geografia, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram feitas leituras e levantamento e análise de dados. Buscou-se subsídio teórico em autores como: Freire (1984, 2017), Callai (1998, 2005), Cavalcanti (2002), Pontuschka (2009), Veiga (2011), Antunes (2012), dentre outros. Ao discutir a leitura e a interpretação de textos no ensino de Geografia, verifica-se importante o aluno, nas aulas de Geografia, ter liberdade para questionar, pensar e desenvolver sua autonomia. Ressalta-se, ainda, o papel do professor, como mediador na prática da leitura e da interpretação de textos, ao contribuir com estratégias e atividades, que conduza o aluno à compreensão de textos, utilizando o conhecimento prévio.

Palavras-chave: Geografia. Leitura. Interpretação de textos.

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Publicado

29-03-2019

Como Citar

MELO, G. N. T.; SILVA, J. M. ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: práticas de leitura e interpretação de textos. Espaço em Revista, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 43–55, 2019. DOI: 10.5216/er.v20i2.57942. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/57942. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES