MERCADO DE TRABALHO NOS PEQUENOS MUNICÍPIOS E POLARIZAÇÃO REGIONAL: uma análise sobre Divisa Nova e Alfenas, no Sul/Sudoeste de Minas

Autores

  • Felipe Moretto Moura Universidade Federal de Alfenas
  • Ana Rute do Vale Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v20i2.57744

Resumo

Os pequenos municípios de baixa diversificação produtiva do Sul/Sudoeste mineiro, podem ser caracterizados pelo agronegócio cafeeiro, neste trabalho partiu-se da hipótese de que a expansão da área plantada pela cana-de-açúcar sobre o café seria responsável pelo aumento do desemprego no município de Divisa Nova, com estruturas precárias, baixa oferta de empregos diante da mecanização do campo e diversos problemas sociais diante do êxodo rural. Dessa forma, Alfenas, polo da microrregião, vem se apresentando como uma saída a trabalhadores que se deslocam diariamente na busca de emprego e acesso aos serviços. Com esta pesquisa tornou-se evidente o processo histórico da polarização regional, diante de políticas do Estado que deixaram de proporcionar uma diversificação econômica no município de Divisa Nova e afetam seu cotidiano, além da busca de medidas para sanar os problemas que hoje são enfrentados.

Palavras-chave: Mercado de trabalho. Polarização regional. Migração pendular.

Downloads

Publicado

29-03-2019

Como Citar

MORETTO MOURA, F.; DO VALE, A. R. MERCADO DE TRABALHO NOS PEQUENOS MUNICÍPIOS E POLARIZAÇÃO REGIONAL: uma análise sobre Divisa Nova e Alfenas, no Sul/Sudoeste de Minas. Espaço em Revista, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 1–18, 2019. DOI: 10.5216/er.v20i2.57744. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/57744. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES