COMPOSTAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implantação de projeto em uma escola estadual de Marzagão (GO)

Autores

  • Rosângela Lopes Borges Instituto Federal Goiano http://orcid.org/0000-0001-8422-0075
  • Ronado Rodrigues Vieira de Oliveira Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS
  • Clayton Rosa Pascoal Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS
  • Loany André de Jesus Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS
  • Marcos Fernandes Sobrinho Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v20i2.56175

Resumo

O presente estudo abrange a compostagem como um instrumento que tem por escopo difundir a educação ambiental numa escola estadual no município de Marzagão, estado de Goiás, Brasil. Partiu-se do pressuposto que a compostagem quando aplicada na escola tende a estimular os alunos a ter práticas sustentáveis em seus hábitos, tornando-os assim influenciadores ambientais, propagadores de ideias que possam reduzir os impactos sobre o meio ambiente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de campo e aplicada, pois objetivou gerar conhecimento com a aplicação da técnica de compostagem dentro da unidade escolar. Para a pesquisa de campo utilizamos recursos como palestras, oficinas sobre compostagem, realizados nas primeiras etapas, e por fim, aplicamos um questionário com 38 alunos do 6º Ano “A” e “B”, gerando, assim, os resultados das ações aplicadas in loco. Concluímos que a pesquisa obteve êxito com a relação aos objetivos traçados e resultados esperados.

Palavras-chave: Compostagem. Educação Ambiental. Escola Estadual. Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Rosângela Lopes Borges, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Letras (Port./Ing.) (UEG, 2006); Pós-Graduação em Educação Especial (APOGEU, 2010); Intérprete de LIBRAS (ASG, 2011); Especialização em Psicopedagogia Clínico e Institucional (UNINTER, 2017); Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano, 2017). Atualmente é professora da Faculdade de Caldas Novas, ministrando as disciplinas de LIBRAS, Leitura e Produção Textual, Comunicação Empresarial, Educação Especial, nos cursos de Pedagogia, Biologia e Administração e Ciências Contábeis. Nessa mesma Instituição, faz parte da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico Especializado - NAPE, além de ser professora do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínico Institucional. 

 

Downloads

Publicado

29-03-2019

Como Citar

BORGES, R. L.; OLIVEIRA, R. R. V. de; PASCOAL, C. R.; JESUS, L. A. de; SOBRINHO, M. F. COMPOSTAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: implantação de projeto em uma escola estadual de Marzagão (GO). Espaço em Revista, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 98–116, 2019. DOI: 10.5216/er.v20i2.56175. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/56175. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES