A PESQUISA-AÇÃO: mediadora de ações em educação ambiental

Autores

  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes
  • Valéria Guimarães Nehme Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Campus Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v19i2.51870

Resumo

A Educação Ambiental (EA) deve ser entendida como força motriz e como componente de transformação social inspirada no diálogo para busca da compreensão do mundo em sua complexidade e da vida em sua totalidade. A EA surgiu da necessidade de se apresentar um ‘novo’ papel para o homem em seu espaço de vivência. Seu caráter enfatiza a possibilidade de redefinir hábitos, atitudes e valores do ser humano. Uma vez que o homem é um ser da natureza, ele tem a responsabilidade de repensar a ética e o sentido da vida e de sua existência. Acredita-se que a pesquisa-ação seja procedimento metodológico valioso para a pesquisa e para a prática da EA, pois ela desempenha um papel ativo para equacionar os problemas socioambientais existentes e para acompanhar e avaliar as ações desencadeadas por esses problemas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é evidenciar o papel da pesquisa-ação como mediadora de ações de EA

Biografia do Autor

Valéria Guimarães Nehme, Instituto Federal do Triangulo Mineiro, Campus Uberlândia

A Educação Ambiental (EA) deve ser entendida como força motriz e como componente de transformação social inspirada no diálogo para busca da compreensão do mundo em sua complexidade e da vida em sua totalidade. A EA surgiu da necessidade de se apresentar um ‘novo’ papel para o homem em seu espaço de vivência. Seu caráter enfatiza a possibilidade de redefinir hábitos, atitudes e valores do ser humano. Uma vez que o homem é um ser da natureza, ele tem a responsabilidade de repensar a ética e o sentido da vida e de sua existência. Acredita-se que a pesquisa-ação seja procedimento metodológico valioso para a pesquisa e para a prática da EA, pois ela desempenha um papel ativo para equacionar os problemas socioambientais existentes e para acompanhar e avaliar as ações desencadeadas por esses problemas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é evidenciar o papel da pesquisa-ação como mediadora de ações de EA.

Downloads

Publicado

06-03-2018

Como Citar

BERNARDES, M. B. J.; NEHME, V. G. A PESQUISA-AÇÃO: mediadora de ações em educação ambiental. Espaço em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/er.v19i2.51870. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/51870. Acesso em: 18 abr. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)