O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO DOCÊNCIA (PIBID) COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO PÚBLICO DE ITUIUTABA, MINAS GERAIS

Autores

  • Verônica Amparo Medeiros
  • Jussara dos Santos Rosendo Universidade Federal de Uberlândia Curso de Geografia Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal
  • Roberto Barboza Castanho
  • Patrícia Francisca de Matos

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v19i2.51858

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), proporcionou inúmeras ações positivas nas escolas participantes do Programa, uma vez que além de apoiar as atividades cotidianas no ambiente escolar, proporciona aos alunos bolsistas, a convivência, o aprendizado, a troca de experiências e o despertar pela prática pedagógica na área de formação do estudante. Neste sentido, esta investigação, visa demonstrar a contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia das escolas públicas participantes do Subprojeto PIBID Geografia, no município de Ituiutaba-MG, iniciado no ano de 2014 até o ano de 2018. Desse modo, serão relatadas as experiências vivenciadas em sala de aula, proporcionadas pela participação no PIBID, com ênfase nas principais atividades e ações elaboradas e desenvolvidas nos anos de 2016 e 2017, pelos bolsistas em parceria com os professores supervisores e coordenação do subprojeto Geografia. Como principais resultados, destaca-se a contribuição de maneira direta no rendimento e no aproveitamento de alunos do 6° e 7° anos de duas escolas públicas participantes do do Subprojeto. Assim, diante dos preceitos do PIBID, que pelo fato de ser um projeto financiado pela CAPES, e criado para a valorização da formação de professores para a educação básica, possibilitando que os alunos que estejam cursando a licenciatura possam ter a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, destaca-se a importante contribuição do Programa junto as escolas participantes, principalmente por envolver desde alunos bolsistas, das escolas, professores, coordenadores pedagógicos, universidade, comunidade, dentre outros, de forma direta ou indireta, com o intuito de alicerçar as práticas educacionais, de forma colaborativa e participativa.

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Publicado

06-03-2018

Como Citar

MEDEIROS, V. A.; ROSENDO, J. dos S.; CASTANHO, R. B.; MATOS, P. F. de. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO DOCÊNCIA (PIBID) COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO PÚBLICO DE ITUIUTABA, MINAS GERAIS. Espaço em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/er.v19i2.51858. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/51858. Acesso em: 18 abr. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

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