RISCOS AMBIENTAIS POTENCIALIZADOS POR AÇÕES ANTRÓPICAS NOS LOTEAMENTOS NOVA ITUIUTABA, NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG)

Autores

  • Silvanio Cassio Silva Universidade Federal de Uberlândia/FACIP
  • Jonathan Fernando Costa Alves Facip/ufu
  • Rafael Martins Mendes UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v19i2.51074

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os riscos ambientais potencializados pela instalação do loteamento de casas populares denominado Nova Ituiutaba, no município de Ituiutaba (MG), apontando os principais problemas ambientais causados por sua implantação naquela área. Para alcançar os resultados foram seguidos os seguintes procedimentos metodológicos: 1) levantamentos bibliográficos e dados, juntos a orgãos públicos municipais; 2) trabalho de campo, para identificação da área e coleta de solos para análise granulométrica, utilizando o método da pipeta da EMBRAPA; 3) elaboração de material cartográfico. O resultado desta pesquisa foi a comprovação da a instabilidade da dinamica natural da área devido a implantação destes loteamentos.

Palavras chave: Loteamento. Ituiutaba (MG). Riscos ambientais.

Biografia do Autor

Silvanio Cassio Silva, Universidade Federal de Uberlândia/FACIP

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP) das Faculdades Integradas do Pontal-FACIP/UFU, Graduação em Geografia Licenciatura/Bacharelado na Universidade Federal de Uberlândia FACIP-UFU Ituiutaba -MG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geomorfologia, Pedologia e Dinâmicas Ambientais (GEPDA) , monitor do laboratório de Ensino e Pesquisa em Pedologia, Geomorfologia e Ensino de Geografia Física - PEDOGEO da FACIP/UFU - Ituiutaba/MG.Bolsista do Projeto Educasolos,ano base 2015,Monitor voluntário do Projeto Educasolos ano base 2016, CNPq,Bacharel em Processos Gerências (2014) pela Universidade Norte do Paraná(Unopar)

Downloads

Publicado

06-03-2018

Como Citar

SILVA, S. C.; ALVES, J. F. C.; MENDES, R. M. RISCOS AMBIENTAIS POTENCIALIZADOS POR AÇÕES ANTRÓPICAS NOS LOTEAMENTOS NOVA ITUIUTABA, NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG). Espaço em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/er.v19i2.51074. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/51074. Acesso em: 18 abr. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES