ELABORAÇÃO DA CARTA DE COMPARTIMENTAÇÃO GEOMOROFOLÓGICA PARA ESTUDO DO RELEVO NA ÁREA URBANA DE ITUIUTABA/MG

Autores

  • Leda Correia Pedro Miyazaki Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v19i2.49966

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância da elaboração e utilização do mapeamento de compartimentação do relevo, 1:60.000, para subsidiar o planejamento urbano e ambiental do município de Ituiutaba. Para isso, os procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica, trabalhos de campo de reconhecimento, registo e análise; utilização de técnicas de estereoscopia analógica. Os resultados obtidos pautaram-se na caracterização do relevo e na elaboração de um mapeamento especializando quatro compartimentos geomorfológicos Domínio dos topos amplos suavemente ondulados das colinas convexadas; Domínio das vertentes côncavas, convexas e retilíneas; Domínio das planícies aluviais e alvéolos e Domínio dos topos estreitos suaves e ondulados dos relevos residuais do tipo tabuliforme.

Biografia do Autor

Leda Correia Pedro Miyazaki, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal

Professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, Ituiutaba-MG. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geomorfologia, Pedologia e Dinâmicas Ambientais (GEPDA). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interações na superfície terrestre, água e atmosfera (GAIA) da FCT/UNESP e integra a equipe do Núcleo de Análises Ambientais em Geociências (NAAGEO) FACIP/UFU. Desenvolve pesquisa e atividades de ensino no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Pedologia, Geomorfologia e Geografia Física (PEDOGEO). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Presidente Prudente, na qual foi bolsista CAPES e FAPESP. Possui licenciatura (2003), bacharelado (2005) e mestrado (2008) em Geografia pela mesma universidade, onde foi bolsista do CNPq e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

06-03-2018

Como Citar

MIYAZAKI, L. C. P. ELABORAÇÃO DA CARTA DE COMPARTIMENTAÇÃO GEOMOROFOLÓGICA PARA ESTUDO DO RELEVO NA ÁREA URBANA DE ITUIUTABA/MG. Espaço em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/er.v19i2.49966. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/49966. Acesso em: 18 abr. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES