GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO ESTUDO DE CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS, NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

  • Arnon Batista Nunes Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (PPGEP)
  • Emerson Figueiredo Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v19i2.49600

Resumo

Esta pesquisa apresenta um mapeamento com apoio de técnicas de Geoprocessamento por meio de (SIGs) – Sistemas de Informações Geográficas no estudo de erosão, com fins de analisar caracterização física e ambiental da hidrográfica do Rio Areias, Tocantins, com apoio de técnicas de Geoprocessamento. Essa pesquisa foi baseada na combinação de elementos relacionados à erosão através de procedimentos operacionais a partir de (SIGs) gratuitos. Para as avaliações de erosividade média anual foi realizada procedimentos geoestatísticos de interpolação no software QGIS, estes partiram de dados climatológicos de precipitação das estações climatológicas circunvizinhas da área de estudo utilizando-se o interpolador IDW – (Inverso do Quadrado da Distância). A partir dos mapas de erodibilidade dos solos e de declividade foi determinado o mapa preliminar das áreas de suscetibilidade à erosão laminar. O resultado final foi à carta de síntese que expressa informações das fragilidades a erosão laminar e indicação do potencial a erosão laminar o qual se correlaciona diretamente da integração do uso, ocupação e cobertura do solo com a suscetibilidade dos terrenos em desenvolver erosão laminar. Deste resultado notou – se que o médio potencial está associado às classes de cobertura e uso da Terra que incluem as culturas anuais, tais como: soja, milho e outros. Cabe ressaltar que o uso supracitado do solo apesar de ser incompatível com suscetibilidade à erosão laminar é possível de ser controlada com práticas conservacionistas adequadas.

Downloads

Publicado

06-03-2018

Como Citar

NUNES, A. B.; LEITE, E. F. GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO ESTUDO DE CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO AREIAS, NO ESTADO DO TOCANTINS. Espaço em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/er.v19i2.49600. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/49600. Acesso em: 18 abr. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES