DIAGNÓSTICO DE VOÇOROCAS EM ÁREA DE PASTAGEM NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS (GO)

Autores

  • Alik Timóteo Sousa Universidade Estadual de Goiás
  • Idelvone Mendes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v19i2.47817

Resumo

O município de Morrinhos localizado no Sul de Goiás possui economia centrada em atividades agropecuárias. O relevo local varia entre plano a suavemente ondulado. Porém, existem áreas em que o relevo é mais movimentado, com declividade acentuada e solos arenosos, recobertos com pastagem. Nestas áreas é comum a presença de erosões lineares do tipo ravinas e voçorocas. A pesquisa teve como objetivos cadastrar as duas maiores erosões na bacia do córrego da Anta, no nordeste morrinhense, visando identificar as causas do surgimento e os mecanismos erosivos atuantes, para proposição de medidas de contenção adequadas. Realizou coletas de amostras deformadas de solos para análises de textura e química de rotina, seguindo metodologia da Embrapa (1997). Foram identificados os mecanismos erosivos atuantes, por meio de observação direta em expedições a campo no entorno e interior das erosões investigadas, bem como, registros fotográficos dos fenômenos erosivos e dos tipos de uso do solo da bacia selecionada. Os resultados das análises de textura permitem afirmar que nos solos afetados pelas erosões predominam a fração areia sobre as demais. As voçorocas constituíram marcas permanentes na paisagem, evidenciando grave problema ambiental em consequência da ocupação inadequada do solo em áreas naturalmente suscetíveis aos processos erosivos. Contudo, as incisões se tornaram refúgios ecológicos de espécies vegetais e da fauna, que resistem à degradação do bioma Cerrado na referida bacia hidrográfica.

Palavras-chave: Erosões lineares. Ravinas. Suscetibilidade erosiva. Voçorocas.

 

Biografia do Autor

Alik Timóteo Sousa, Universidade Estadual de Goiás

Câmpus Morrinhos, Mestrado Ambiente e Sociedade; Especialização Planejamento e Gestão Ambiental; Curso de Graduação em Geografia (Licenciatura).

Downloads

Publicado

06-03-2018

Como Citar

SOUSA, A. T.; FERREIRA, I. M. DIAGNÓSTICO DE VOÇOROCAS EM ÁREA DE PASTAGEM NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS (GO). Espaço em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/er.v19i2.47817. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/47817. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES