EFEITOS DA CONVERSÃO VEGETACIONAL NA ESTRUTURA E DINÂMICA DE PAISAGENS DO CERRADO NO MUNICÍPIO DE GOIANDIRA (GO): uma abordagem sob a perspectiva bertadiana

Autores

  • Mayara Cristina Tristão Mestranda em Geografia, Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás Regional - Catalão.
  • Estevane de Paula Pontes Mendes Profª Dra. do Programa de Pós Graduação em Geografia – RC/UFG;

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v17i1.39272

Resumo

A ocupação moderna do Cerrado é fonte indutora do desmatamento, sendo a primeira ação para o desenvolvimento de outras atividades, como a lavoura, a pecuária e a construção de estradas e rodovias. Um relevante fator a ser considerado, nesse estudo, são as consequências ambientais ocasionadas pela alta taxa de desmatamento, tais como, a perda da biodiversidade e a fragmentação de hábitat. Sendo assim, essa pesquisa visa analisar os efeitos da conversão vegetacional na estrutura e dinâmica de paisagens do Cerrado no município de Goiandira (GO), em uma abordagem bertrandiana, integrando: Geossistema, Território e Paisagem. Os polígonos de desmatamento serão obtidos a partir do Sistema Integrado de Alertas de Desmatamento, com base na análise comparativa de imagens do sensor MODIS. Em seguida, a pesquisa de campo será realizada no intuito de inventariar e/ou quantificar a riqueza e uniformidade de espécies nas comunidades biológicas com maior e menor incidência de atividades antrópicas. Essas análises resultam na interação dinâmica e temporal do Geossistema e do Território, que em conjunto, constitui a Paisagem, permitindo compreender qual o papel desenvolvido pelo município diante do enquadramento em áreas do Cerrado.

Biografia do Autor

Mayara Cristina Tristão, Mestranda em Geografia, Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás Regional - Catalão.

Núcleo de Estudo e Pesquisa Socioambientais (NEPSA - CNPq).

Estevane de Paula Pontes Mendes, Profª Dra. do Programa de Pós Graduação em Geografia – RC/UFG;

Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA/CNPq) RC/UFG.

Downloads

Publicado

04-05-2016

Como Citar

TRISTÃO, M. C.; MENDES, E. de P. P. EFEITOS DA CONVERSÃO VEGETACIONAL NA ESTRUTURA E DINÂMICA DE PAISAGENS DO CERRADO NO MUNICÍPIO DE GOIANDIRA (GO): uma abordagem sob a perspectiva bertadiana. Espaço em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/er.v17i1.39272. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/39272. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)