ANÁLISE DA FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA BRASILEIRA E DA TRANSFORMAÇÃO DE SÃO PAULO EM POLO DINÂMICO DO PAÍS

Autores

  • Aline Correia de Sousa Colantuono FATEC
  • Albino Fernando Colantuono FIESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v16i2.34002

Resumo

O Brasil passou por vários ciclos econômicos: enquanto o cultivo da cana de açúcar se estabeleceu em boa parte da costa nacional; as diferentes regiões brasileiras se articularam por meio da extração do ouro em Minas Gerais. Já o café surgiu e impactou os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo de modos diferentes. Mas, foi em São Paulo que o “capital cafeeiro” não só formou uma indústria eficiente e com alta produtividade, como desenvolveu uma agricultura mercantil capaz de abastecer, em grande medida, a própria economia paulista. Dessa forma, o objetivo deste artigo é fazer uma breve análise da história econômica brasileira, a fim de entender o advento da concentração produtiva em São Paulo. Para tanto, usou-se da pesquisa explicativa, bibliográfica e qualitativa.

Biografia do Autor

Aline Correia de Sousa Colantuono, FATEC

Economista pela UNI-FACEF, mestre em economia pela FCLAR/UNESP, doutoranda em desenvolvimento econômico pelo IE/UNICAMP e professora de economia na FATEC do Ipiranga.

Albino Fernando Colantuono, FIESP

Economista pela FEA/USP e mestre em economia pela FCLAR/UNESP.

Downloads

Publicado

18-03-2016

Como Citar

SOUSA COLANTUONO, A. C. de; COLANTUONO, A. F. ANÁLISE DA FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA BRASILEIRA E DA TRANSFORMAÇÃO DE SÃO PAULO EM POLO DINÂMICO DO PAÍS. Espaço em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/er.v16i2.34002. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/34002. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES