O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NOS ASSENTAMENTOS ROBERTO MARTINS E SÃO SALVADOR EM MINAÇU, GO.

Autores

  • Edson Batista Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Tânia Alves Teixeira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v16i2.31254

Resumo

Este artigo busca compreender a intensidade da modernização da agricultura nos Assentamentos Roberto Martins e São Salvador, em Minaçu-GO. Para isso se utilizou pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os resultados apontam que a adoção do pacote da modernização foi precário. Notamos a permanência da temporalidade da agricultura tradicional combinada com a resultante da modernização. Também, apesar de serem formados por entidades mediadoras diferentes, nenhuma diferença significativa entre os assentamentos foi notada, no que concerne a adoção da modernização da agricultura. Esses territórios camponeses são monopolizados pelo capital, o que acarreta uma reprodução precária dos camponeses assentados.

Biografia do Autor

Edson Batista Silva, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Licentura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Também é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais (NEPAT) da Universidade Federal de Goiás-Instituto de Estudos socioambientais. Atualmente é professor em regime estatutário pela Universidade Estadual de Goiás,Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Territórios em Disputa, Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia e Ensino de geografia.

Tânia Alves Teixeira, Universidade Estadual de Goiás

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás-Campus Minaçu.

Downloads

Publicado

18-03-2016

Como Citar

SILVA, E. B.; TEIXEIRA, T. A. O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NOS ASSENTAMENTOS ROBERTO MARTINS E SÃO SALVADOR EM MINAÇU, GO. Espaço em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/er.v16i2.31254. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/31254. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES