GEOGRAFIA E MINERAÇÃO: Uma análise a partir do viés da legislação ambiental

Autores

  • Polliana Bezerra Oliveira UFG - Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v16i2.31114

Resumo

As questões ambientais possuem interfaces e exigem contribuições dos vários campos do conhecimento. Nesse sentido, a Geografia dispõe de princípios e objetivos que possuem caráter eminentemente ambientalista. Nessa perspectiva esse estudo foi elaborado, não com intuito de apresentar respostas, mas de propor reflexões tendo em vista a importância de analisar os aspectos socioambientais a partir da atividade mineradora considerando a legislação ambiental brasileira vigente. Para tanto se apresenta uma leitura que reconhece a importância econômica da mineração para a economia, pois o minério extraído da natureza está presente em quase todos os produtos utilizados pela sociedade. Entretanto, essa dependência gera um ônus, uma vulnerabilidade que não é facilmente encontrada em outra atividade antrópica, por isso o modo como se exerce a atividade extrativa é o parâmetro máximo para se avaliar e tentar reestruturar o meio físico resultante, sobretudo em relação aos riscos e vulnerabilidades impostas a partir da racionalidade ambiental e tendo como base a legislação estabelecida para essa atividade.

Biografia do Autor

Polliana Bezerra Oliveira, UFG - Catalão

Gestora ambiental, possui experiência com temas relacionados à área ambiental como: relação sociedade/natureza; exploração de recursos naturais; legislação ambiental

Downloads

Publicado

18-03-2016

Como Citar

OLIVEIRA, P. B. GEOGRAFIA E MINERAÇÃO: Uma análise a partir do viés da legislação ambiental. Espaço em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/er.v16i2.31114. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/31114. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES