EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA: o trabalho do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem em geografia

Autores

  • Deanne Teles Cardoso Universidade Federal de Goiás- Catalão
  • José Vieira Neto Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v15i2.28090

Resumo

O presente trabalho busca abordar as maneiras de se aliar o conhecimento e o aprendizado com o cotidiano dos alunos e da escola. Por ser cada vez mais importante a necessidade de uma educação voltada para o reconhecimento dos recursos disponíveis e os problemas ambientais existentes sendo necessário construir conceitos relativos ao meio ambiente a partir do processo de ensino e aprendizagem com o enforque nas questões referentes a Educação Ambiental, uma vez que não basta ficar preso apenas aos textos do livro didático e o que se pretende apresentar são inúmeras possibilidades de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem realizando um estudo em Geografia de qualidade, contribuindo para que os alunos percebem e compreendam as consequências de suas ações nos dias atuais para as gerações futuras.

Biografia do Autor

Deanne Teles Cardoso, Universidade Federal de Goiás- Catalão

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pós-Graduada em Gestão Ambiental também pela UEG e atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) Morrinhos, Goiás. Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

José Vieira Neto, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

Possui graduação em Geografia pela Fundação Educacional Comunitária Formiguense (1986), graduação em História pela Fundação Educacional Comunitária Formiguense (1987), mestrado pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Curso de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Sociedade, Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia e Sociedade, problemas urbanos, meio ambiente, qualidade de vida, cidades e urbanização.

Downloads

Publicado

15-02-2014

Como Citar

CARDOSO, D. T.; NETO, J. V. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA: o trabalho do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem em geografia. Espaço em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/er.v15i2.28090. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/28090. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES