PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR: ESTUDO SOBRE RELIGIOSIDADE E CULTURA NA COMUNIDADE SÃO DOMINGOS, EM CATALÃO (GO)

Autores

  • Jozimar Luciovanio Bernardo Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
  • Estevane de Paula Pontes Mendes Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v15i2.28076

Resumo

As populações rurais são foco de estudos que objetivam identificar traços culturais preservados desde tempos em que a produção se baseava em saberes e técnicas tradicionais. Nesse contexto enquadram-se os produtores agrícolas familiares, pois, diversamente dos grandes produtores, esses possuem características tradicionais e uma intensa relação entre terra, trabalho e família. Assim, nesta ocasião, tomam-se famílias da comunidade São Domingos em Catalão (GO) para estudo das práticas socioculturais preservadas em suas memórias e das que ainda praticam. No intuito de tornar esse estudo interdisciplinar e, dessa maneira, contemplar o campo dos estudos da linguagem, optou-se por buscar na língua aspectos que evidenciam a religiosidade na Comunidade. Logo, foi objetivo estudar as manifestações religiosas a partir da relação entre língua e cultura, tendo o léxico como nível linguístico que melhor expressa a realidade extralinguística. Nesse sentido, a fim de caracterizar o objeto de estudo, foi feita pesquisa teórica acerca da agricultura familiar. No tocante ao empírico, foi realizada pesquisa de campo indireta por meio de visitas às casas de algumas famílias para conversar sobre religiosidade e manifestações culturais, de modo a compreender a realidade sociocultural na Comunidade.

Biografia do Autor

Jozimar Luciovanio Bernardo, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás, Câmpus Catalão. Possui graduação em Letras, licenciatura em Português e Inglês, pela Universidade Federal de Goiás, Câmpus Catalão (2012). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (NEPSA/CNPq) - UFG/CAC, tendo desenvolvido pesquisas de iniciação científica PIBIC/CNPq (2009-2010/2010-2011) e PIVIC (2011-2012).

Estevane de Paula Pontes Mendes, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, CAC/UFG. Subcoordenadora e Pesquisadora do NEPSA/CNPq.

Downloads

Publicado

15-02-2014

Como Citar

BERNARDO, J. L.; MENDES, E. de P. P. PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR: ESTUDO SOBRE RELIGIOSIDADE E CULTURA NA COMUNIDADE SÃO DOMINGOS, EM CATALÃO (GO). Espaço em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/er.v15i2.28076. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/28076. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)