O TERRITÓRIO KALUNGA DA COMUNIDADE ENGENHO I, CAVALCANTE-GO: PERSPECTIVA HISTÓRICA E ANÁLISE GEOGRÁFICA POR MEIO DE TRABALHO DE CAMPO.

Autores

  • Joyce de Almeida Borges Universidade Estadual de Goiás
  • José Carlos de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Patrick Thomaz de Aquino Martins Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Minaçu Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v16i1.28038

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a trajetória dos povos negros da África ao Brasil até a atual territorialização de quilombos no século XXI a partir dos Kalunga de Cavalcante-GO. Enfatizam-se também as questões de ordem ambiental através da análise da paisagem e da relação dos indivíduos com o meio físico. A metodologia utilizada nesta abordagem parte de levantamentos bibliográficos, de fonte indireta, de autores como Souza (2008), Freire (1933), Chiavenato (1999), Anjos (2009), Almeida (2010), Baiochi (2003), Ribeiro e Walter (2008) e dados da Agência Ambiental. Vislumbramos a pesquisa direta por meio de trabalho de campo realizado na Comunidade do Engenho I na cidade de Cavalcante, uma das comunidades Kalunga, com a turma do 2° ano de Geografia da UEG-Minaçu (2013). Nesta comunidade obtivemos resultados ligados aos modos de vida, a cultura, o cotidiano, a economia, a religiosidade, associativismo, ecoturismo, questões ambientais e análise da paisagem.

Biografia do Autor

Joyce de Almeida Borges, Universidade Estadual de Goiás

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e professora de Gegrafia Humana da Universidade Estadual de Goiás.

José Carlos de Souza, Universidade Estadual de Goiás

Licenciado e Especialista em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e professor de Gegrafia Fisica da Universidade Estadual de Goiás.

Patrick Thomaz de Aquino Martins, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Minaçu Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas

Possui Graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Especialização em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente faz estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília e é Professor da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Geografia Física, se dedicando principalmente ao estudo das intervenções antrópicas na paisagem, com especial interesse às áreas protegidas.

Downloads

Publicado

16-12-2014

Como Citar

BORGES, J. de A.; SOUZA, J. C. de; MARTINS, P. T. de A. O TERRITÓRIO KALUNGA DA COMUNIDADE ENGENHO I, CAVALCANTE-GO: PERSPECTIVA HISTÓRICA E ANÁLISE GEOGRÁFICA POR MEIO DE TRABALHO DE CAMPO. Espaço em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/er.v16i1.28038. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/28038. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES