CAMINHANTES DO URU: a envolvência ambiental sob trilhas

Autores

  • Eguimar Felício Chaveiro Universidade Federal de Goiás
  • Danilo Cardoso Cardoso Ferreira Universidade Estadual de Goiás Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v15i2.28031

Resumo

As Trilhas Interpretativas “Rio de gente, águas de palavras” e “Uru: um rio do Cerrado”, juntamente com a atividade de descer o rio Uru, compõem o estrato de um evento cujo objetivo é criar a envolvência ambiental por meio de ações coletivas que, num só termo, enunciam a mobilização comunitária entre os partilhantes e desenvolvem a formação pedagógica aberta a alunos e sujeitos da comunidade. O trabalho que se apresenta avalia essa experiência, observando a disputa de sentido, o cenário simbólico, os conflitos e as conquistas das atividades. Para realizá-lo foram feitas reuniões de avaliação de sujeitos que elaboraram as Trilhas, entrevistas com atores do evento, observações de campo, uso de fotografias e leituras teóricas a respeito do assunto em questão. Um pressuposto teórico iluminou as reflexões: os eventos contemporâneos estabelecem significações abertas aos pleitos das práticas efetivadas pelos sujeitos que desenvolvem as suas ações sob os signos que formam a subjetividade contemporânea.

Biografia do Autor

Eguimar Felício Chaveiro, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade Federal de Goiás, Campus Goiânia

Danilo Cardoso Cardoso Ferreira, Universidade Estadual de Goiás Universidade Federal de Goiás

Professor do Curso de Geografia  da Universidade Estadual de Goiás - Campus de Itapuranga. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - IESA - UFG.

Downloads

Publicado

15-02-2014

Como Citar

CHAVEIRO, E. F.; CARDOSO FERREIRA, D. C. CAMINHANTES DO URU: a envolvência ambiental sob trilhas. Espaço em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/er.v15i2.28031. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/28031. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES