AS POLÍTICAS ESTATAIS E A TERRITORIALIZAÇÃO DA ITALAC ALIMENTOS EM CORUMBAÍBA (GO)

Autores

  • Janãine Daniela Pimentel Lino Carneiro
  • Marcelo Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v15i1.24443

Resumo

A centralidade deste artigo consiste em apresentar uma reflexão acerca da influência das políticas estatais na territorialização da agroindústria leiteira, Italac Alimentos, em Corumbaíba (GO). Tais reflexões fazem parte da pesquisa que está sendo desenvolvida no Curso de Mestrado, cuja centralidade é compreender o processo de territorialização do Laticínio Italac Alimentos em Corumbaíba (GO) e a sua influência nas mudanças espaciais e nas relações de trabalho no Município. Nota-se que a territorialização do Laticínio é influênciada por uma série de fatores, dentre eles, estão: a significativa produção da bacia leiteira do Município e demais municípios da região; a sua posição geográfica que facilita o escoamento de mercadorias; a existência de mão de obra barata e sem qualquer organização sindical e reivindicatória no local; e, principalmente, os incentivos fiscais oferecidos pelo governo de Goiás e pela Prefeitura Municipal de Corumbaíba para sua instalação e ampliação por meio de programas de incentivo à indústria tanto no âmbito estadual como municipal. Daí a relevância de uma abordagem mais detalhada acerca da contribuição das políticas estatais nesse processo.

Biografia do Autor

Janãine Daniela Pimentel Lino Carneiro

Professora da Rede Municipal de Ensino de Caldas Novas (GO).  Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia UFG/Campus Catalão. Área de concentração Geografia e Ordenamento do Território. Linha de Pesquisa: Trabalho e Movimentos Sociais. Membro do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais/GETeM/CNPq/UFG/CAC.

Marcelo Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Goiás

Professor do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

26-08-2013

Como Citar

CARNEIRO, J. D. P. L.; MENDONÇA, M. R. AS POLÍTICAS ESTATAIS E A TERRITORIALIZAÇÃO DA ITALAC ALIMENTOS EM CORUMBAÍBA (GO). Espaço em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/er.v15i1.24443. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/24443. Acesso em: 27 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>