GEOGRAFIA ESCOLAR: estudo do bairro, cidade e município

Autores

  • Odelfa Rosa universidade federal de goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v14i2.21288

Resumo

Odelfa Rosa

 

Resumo: A proposta deste artigo visa discutir a importância de trabalhar na disciplina de Geografia dos anos iniciais, o estudo do bairro, da cidade e do município, tentando resgatar o espaço vivido em toda a sua complexidade. O espaço vivido aparece como revelador da realidade, assim procura-se destacar o estudo do bairro que poderá ser compreendido como pré-requisito para o aprendizado das noções espaciais. O estudo da cidade, considerado como espaço vivenciado por cada cidadão de maneira individual e o município ponderado como conteúdo significativo, interligando o espaço local ao global.


[1] Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Texto adaptado da tese de Doutorado “Geografia e Pedagogia: O professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Catalão – GO”.

Downloads

Publicado

21-12-2012

Como Citar

ROSA, O. GEOGRAFIA ESCOLAR: estudo do bairro, cidade e município. Espaço em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/er.v14i2.21288. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/21288. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES