A CONSTITUIÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE

Autores

  • Janãine Daniela Pimentel Lino Carneiro Mestrado em Geografia- Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Catalão (CAC)
  • Marcelo Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão (CAC)

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v14i2.19770

Resumo

A pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado em Geografia tem como objetivo compreender o processo de territorialização do Laticínio que culmina nas mudanças espaciais na cidade, se estende ao campo e se evidencia, sobretudo, nas relações de trabalho. A questão teórica e metodológica na Geografia consiste num ponto crucial, pois ela é responsável pelo suporte e condução da pesquisa a ser desenvolvida. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma reflexão acerca do constante processo de (re)construção da ciência geográfica, bem como, os desafios para o geógrafos na elaboração de uma ciência geográfica que corresponda às exigências de uma sociedade em constante transformação.

Biografia do Autor

Janãine Daniela Pimentel Lino Carneiro, Mestrado em Geografia- Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Catalão (CAC)

Professora da Rede Municipal de Educação de Caldas Novas (GO). Geógrafa (Licenciada e Bacharel/UFG/CAC 2004-2005). Especialista em Psicomotriciade (Faculdade Católica de Uberlândia- MG)/2010. Especialista em Tecnologias do Ensino de Biologia /ICB/UFG/2011. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola- GDE/UAB/CIAR/UFG/CAC.Mestranda em Geografia no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Geografia UFG/Campus Catalão. Área de concentração Geografia e Ordenamento do Território. Linha de Pesquisa: Trabalho e Movimentos Sociais. Membro do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais/GETeM/CNPq/UFG/CAC.

Marcelo Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão (CAC)

Professor Doutor do Departamento de Geografia (DEGEO) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGC) da Universidade Federal de Goias (UFG), Campus Catalão (CAC).

Downloads

Publicado

21-12-2012

Como Citar

CARNEIRO, J. D. P. L.; MENDONÇA, M. R. A CONSTITUIÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE. Espaço em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/er.v14i2.19770. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/19770. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>