RE-VISITANDO A QUESTÃO DO TERRITÓRIO: um diálogo interdisciplinar

Autores

  • José Aparecido Lima Dourado Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão
  • Helena Angélica de Mesquita Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v14i1.19412

Resumo

A crise paradigmática que se abateu sobre as Ciências, na segunda metade do século XX, trouxe novos desafios para a Geografia. A partir da década de 1970, a ciência geográfica passou por profundas transformações, devido à consolidação de novas correntes teóricas. Houve nesse período um importante movimento em torno da reelaboração do conceito de território, havendo assim, grandes avanços, no que tange aos aspectos teóricos-metodológicos. Frente ao intenso debate acerca do conceito de território, este texto traz uma abordagem panorâmica das principais discussões sobre o território na Geografia, de modo a trazer para o debate autores que tem debruçado duas análises sobre a temática. Devido a falta de rigor com que tem sido abordado por alguns, muitos são os equívocos teóricos cometidos, tornando o território um conceito muito caro à Geografia. Com este artigo, tem-se a pretensão de contribuir para enriquecer o debate sobre a importância do território para os estudos agrários.

Palavras-chave: Território. Ciências sociais. Geografia. Poder. Estudos Agrários

Biografia do Autor

José Aparecido Lima Dourado, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente estou vinculado ao programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, cujo projeto de pesquisa trata da expropriação camponesa e da precarização do trabalho em Livramento de Nossa Senhora/BA a partir da implantação do projeto de irrigação.

Downloads

Publicado

20-07-2012

Como Citar

DOURADO, J. A. L.; MESQUITA, H. A. de. RE-VISITANDO A QUESTÃO DO TERRITÓRIO: um diálogo interdisciplinar. Espaço em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/er.v14i1.19412. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/19412. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)