FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: aspectos legais e institucionais

Autores

  • Robson Alves dos Santos Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
  • Estevane de Paula Pontes Mendes UFG/CAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v14i2.17794

Resumo

o presente trabalho se propõe estudar o processo de formação docente em Geografia bem como a analise de leis que regulamentam o mesmo, dando ênfase na formação de um profissional da educação baseado nas mudanças e necessidades da sociedade, a partir da discussão do atual processo ensino aprendizagem em geografia e a docência universitária. A sociedade contemporânea e a formação docente vêm passando por constantes transformações, tendo o educador a necessidade de reformular-se e atualizar-se de acordo com as novas necessidades em curso. A docência é considerada como atividade intelectual e prática, o que exige uma maior intimidade por parte do professor com os processos investigativos, pois o conteúdo por ele aprendido e com os quais ele trabalha são construções teóricas fundamentadas na pesquisa. Sua prática pedagógica requer constante reflexão, criação e recriação do conhecimento, o que pressupõe uma atividade investigativa permanente, cabendo ao professor desenvolver esta mesma prática com alunos, pois investigar é pesquisar, e ao se pesquisar se aprende a aprender e aprendendo se aprende a pensar. Diante disso, apresenta-se os seguintes questionamentos: como formar um bom professor de Geografia? O que pode a Geografia com seu ensino? Para a realização da pesquisa foi feita uma revisão da literatura, enfatizando a formação docente e o processo de ensino aprendizado em geografia e pesquisa documental.

Palavras-chave: Formação docente. Bacharelado e licenciatura. Geografia

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Publicado

21-12-2012

Como Citar

SANTOS, R. A. dos; MENDES, E. de P. P. FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: aspectos legais e institucionais. Espaço em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/er.v14i2.17794. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/17794. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

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