PROJETO “A PEGADA”: FOTOS, GESSO E RASTROS COMO ALTERNATIVAS PARA VALORIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO: oficinas pedagógicas com ênfase na fauna de mamíferos silvestres do Cerrado

Autores

  • Paulo Machado e Silva Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
  • Idelvone Mendes Ferreira Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v12i1.17660

Resumo

Rastros de animais e a retirada de moldes e contramoldes de pegadas podem complementar ou servem como alternativa para os métodos convencionais de se ensinar/aprender conceitos de ecologia e vida silvestre. Os rastros de animais silvestres geralmente despertam atenção e curiosidade. Aproveitamento-se de todos os recursos oferecidos pelos rastros deixados por mamíferos silvestres, e para despertar uma curiosidade, um senso investigativo saudável e um senso crítico a respeito das relações homem/natureza, dentre outras, criou-se um projeto intitulado “A Pegada”. Foram promovidas oficinas pedagógicas sobre temas de educação ambiental relacionados ao Cerrado e aos mamíferos silvestres típicos deste bioma e seu papel na manutenção da biodiversidade e da qualidade de vida. O objetivo da aplicação destas oficinas foi a aproximação dos alunos com os temas propostos para desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica e atuante. Foram aplicadas oito oficinas para alunos do Ensino Fundamental de sete escolas públicas do município de Ipameri (GO) nos anos de 2009 e 2010. A metodologia das oficinas consistiu em questionar os alunos para verificar seus conceitos prévios sobre os assuntos relacionados, além de ensinar o trivial da identificação de mamíferos silvestres por rastros e a confeccionar moldes de gesso das pegadas. A aplicação das oficinas apresentou resultados favoráveis e objetivos atingidos, notados pela reação de satisfação de quase 100% dos alunos e professores ao final das mesmas. Por isso, as oficinas que trabalham a biodiversidade devem ser incentivadas e praticadas com mais frequência por aqueles que trabalham com educação e/ou meio ambiente.

Biografia do Autor

Paulo Machado e Silva, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Idelvone Mendes Ferreira, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Downloads

Publicado

23-03-2012

Como Citar

SILVA, P. M. e; FERREIRA, I. M. PROJETO “A PEGADA”: FOTOS, GESSO E RASTROS COMO ALTERNATIVAS PARA VALORIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO: oficinas pedagógicas com ênfase na fauna de mamíferos silvestres do Cerrado. Espaço em Revista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/er.v12i1.17660. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/17660. Acesso em: 15 out. 2021.