A (RE)INTERPRETAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE URBANO

Autores

  • Laurinda José Ribeiro Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
  • Edir de Paiva Bueno Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v12i1.17655

Resumo

Este texto trata-se de uma pesquisa bibliográfica para a reflexão sobre como o meio ambiente é apresentado e discutido em um livro didático de geografia do 7º ano do Ensino Fundamental. Discute-se ainda o papel da escola e do livro didático no processo educativo. Os objetivos da pesquisa são verificar e analisar como a questão ambiental é tratada no livro didático de geografia “Projeto Araribá”; compreender qual a relevância do ensino de geografia para a compreensão da realidade; entender qual a percepção dos sujeitos em relação aos problemas ambientais vivenciados. A metodologia utilizada para o trabalho foi a análise e a interpretação do livro escolhido,para o que observaram-se os critérios estabelecidos pelo PLNEF – Plano Nacional do Livro do Ensino Fundamental, para o ano de 2007 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, de 1998.

Palavras-chave: Geografia. Livro didático. Meio ambiente Urbano.

Biografia do Autor

Laurinda José Ribeiro, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Edir de Paiva Bueno, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

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Publicado

23-03-2012

Como Citar

RIBEIRO, L. J.; BUENO, E. de P. A (RE)INTERPRETAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE URBANO. Espaço em Revista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/er.v12i1.17655. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/17655. Acesso em: 4 dez. 2021.