EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERAÇÕES CTSA: reflexões e percepções de alunos do ensino fundamental de escola pública de Catalão - Goiás

Autores

  • Elânia Maria Marques Bergamaschi Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão / Universidade Metodista de Piracicaba
  • Hugo Delleon Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Carlos Eduardo Anunciação Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v12i1.17652

Resumo

O objetivo desta comunicação é apresentar reflexões dos desdobramentos de um projeto de Estágio Supervisionado intitulado: “200 Anos de Darwin: Concepções de Alunos de Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual ‘Dona Iayá’ em Relação a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) Catalão-Goiás, Brasil, 2009-2010”. Para o seu desenvolvimento, fundamentou-se na necessidade de aglutinar discussões no espaço escolar sobre as questões relacionadas à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com intenção de buscar esforços para garantir um ensino de qualidade com inovações pedagógicas. Neste contexto, a educação objetiva romper com a fragmentação do ensino e rever as concepções e ideologias do neoliberalismo e alfabetizar cientificamente e tecnologicamente os discentes. Foram realizadas discussões em Grupo Focal, com onze (11) educandos do 9º Ano do Ensino Fundamental, aplicação de questionários, exibição de filmes, trabalhos de campo e jogos educativos relacionados a ciência, tecnologia e meio ambiente. Os resultados indicam que a maioria dos discentes apresentava opiniões ingênuas sobre o meio ambiente. Ao final do projeto eles apontaram que quanto mais o homem evolui cientificamente e tecnologicamente, maior são os problemas socioambientais. Pode-se concluir que o projeto possibilitou a compreensão de que o homem é o grande responsável pelos problemas socioambientais existentes. Estes se intensificam com a evolução da humanidade. Além disso, o projeto contribuiu com a alfabetização científica dos educandos através da popularização da tecnologia, da divulgação científica e do entendimento sobre a responsabilidade do homem ao intervir no meio ambiente.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Evolução Humana. Movimento CTSA. Práticas Pedagógicas.

Biografia do Autor

Elânia Maria Marques Bergamaschi, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão / Universidade Metodista de Piracicaba

Hugo Delleon Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Carlos Eduardo Anunciação, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Downloads

Publicado

23-03-2012

Como Citar

BERGAMASCHI, E. M. M.; SILVA, H. D.; ANUNCIAÇÃO, C. E. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERAÇÕES CTSA: reflexões e percepções de alunos do ensino fundamental de escola pública de Catalão - Goiás. Espaço em Revista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/er.v12i1.17652. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/17652. Acesso em: 5 dez. 2021.