GERÊNCIA E EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: papel da comunidade da escola pública na preservação e conservação ambiental

Autores

  • Edson José Duarte Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
  • Manoel Rodrigues Chaves Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v12i1.17651

Resumo

A educação ambiental tem sido alvo de criticas e debates dentro e fora do mundo acadêmico. Estas discussões e criticas colocam esta “disciplina” em pontos extremos, que vai desde o apontamento que a coloca como um instrumento capaz de reverter o quadro ambiental, à qual a sociedade global vive, até a idéia de inutilidade de sua aplicação. E que Project. public school para os problemas ambientais ela também não pode ser considerada como forma de educação inútil. Dar estas conotações extremistas a educação ambiental é desconsiderar todos os esforços que muitas experiências têm apontado para trilhar este caminho de tentar conscientizar as pessoas dos problemas ambientais. É na verdade, homogeneizar todas as experiências sem considerar sequer a complexidade que vive o espaço da escola pública. Diante deste pressuposto, este artigo se coloca como um relato de experiência de educação ambiental na escola publica e servirá para fomentar este debate e quem sabe ate retirar o tema educação ambiental destes extremos e colocá-lo em uma posição de maior equilíbrio destas formas de pensar o mundo contemporâneo.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Projeto. Escola pública.

Biografia do Autor

Edson José Duarte, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Manoel Rodrigues Chaves, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Downloads

Publicado

23-03-2012

Como Citar

DUARTE, E. J.; CHAVES, M. R. GERÊNCIA E EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: papel da comunidade da escola pública na preservação e conservação ambiental. Espaço em Revista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/er.v12i1.17651. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/17651. Acesso em: 15 out. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)