CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E AS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS DO CERRADO AOS OLHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Érika Germanos Centro Universitário de Brasília - UniCeub
  • Ana Luiza Rios Caldas Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Lorrainy Anastácio Bartasson Universidade de Brasília (UnB)
  • Luzia Etelvina de Almeida Universidade de Brasília (UnB)
  • Raquel Fetter Universidade de Brasília (UnB)
  • Carlos Henke-Oliveira Unibersidade de Brasília (UnB)
  • Carlos Hiroo Saito Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v12i1.17650

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a emergência das interações entre os temas biodiversidade brasileira, biomas brasileiros, espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, fragmentação de ecossistemas, espécies exóticas invasoras e Unidades de Conservação da Natureza, no bioma Cerrado, propiciadas pela análise dos conflitos socioambientais e ações positivas presentes neste Bioma, tal que levem a uma compreensão mais integrada dos processos de transformações nas paisagens do Cerrado, tendo como base o material didático Probio-EA. As redes estabelecidas entre os temas, na forma de grafos, foram objeto de análise em diferentes níveis com base em testes estatísticos, bem como num análise qualitativa dos tipos de ligação e justificativas. A atividade orientada do uso do material didático Probio-EA promoveu ganhos de compreensão das transformações socioambientais do cerrado, e as interdependências entre os temas.

Palavras-chave: Educação ambiental. Alfabetização científica. Redes conceituais. conservação da biodiversidade. Cerrado.

Biografia do Autor

Érika Germanos, Centro Universitário de Brasília - UniCeub

Ana Luiza Rios Caldas, Universidade Federal de Goiás - UFG

Lorrainy Anastácio Bartasson, Universidade de Brasília (UnB)

Luzia Etelvina de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Raquel Fetter, Universidade de Brasília (UnB)

Carlos Henke-Oliveira, Unibersidade de Brasília (UnB)

Carlos Hiroo Saito, Universidade de Brasília - UnB

Downloads

Publicado

23-03-2012

Como Citar

GERMANOS, Érika; CALDAS, A. L. R.; BARTASSON, L. A.; ALMEIDA, L. E. de; FETTER, R.; HENKE-OLIVEIRA, C.; SAITO, C. H. CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E AS TRANSFORMAÇÕES NAS PAISAGENS DO CERRADO AOS OLHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Espaço em Revista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/er.v12i1.17650. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/17650. Acesso em: 30 nov. 2021.