JUVENTUDE NO CAMPO: formação, qualificação e geração de renda a partir da agroecologia

Autores

  • Anderson José da Silva Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
  • Marcelo Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v12i1.17649

Resumo

O processo de modernização da agricultura no Brasil, iniciado na década de 1950, teve como objetivo o aumento da produção, da produtividade e do trabalho, alterando as relações sócio-econômicas no espaço agrário brasileiro, Esse processo desencadeou agressões ao meio ambiente e modificou as relações sociais de produção e de trabalho, historicamente desenvolvidas na agricultura tradicional, voltada para as necessidades básicas dos camponeses. Diante disso, o Projeto de Extensão “CIDADANIA, TRABALHO E JUVENTUDE NO CAMPO: formação, qualificação e geração de renda a partir da agroecologia” visa garantir aos jovens que ainda estão no campo a capacitação e orientação para assegurar formação e condições de se tornarem potenciais agentes de desenvolvimento nas Comunidades Camponesas. Mediante a realidade dos estudantes a equipe do projeto desenvolveu Mini-cursos, oficinas, atividades em laboratórios, atividades de campo que mostram alternativas de renda e capacitação/orientação. Alguns dos jovens participantes estão se organizando e promovendo a geração de renda em suas propriedades, proporcionando formas de manejo com o devido cuidado com os recursos naturais e sociais.

Palavras-chave: Agroecologia. Inclusão social e ambiental. Capacitação. Orientação e formação técnica.

Biografia do Autor

Anderson José da Silva, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Marcelo Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

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Publicado

23-03-2012

Como Citar

SILVA, A. J. da; MENDONÇA, M. R. JUVENTUDE NO CAMPO: formação, qualificação e geração de renda a partir da agroecologia. Espaço em Revista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/er.v12i1.17649. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/17649. Acesso em: 15 out. 2021.

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