PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: o Ribeirão Pirapitinga como referência à realidade do aluno

Autores

  • Amanda Pires de Mesquita Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão
  • Estevane de Paula Pontes Mendes

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v12i1.17648

Resumo

Diante da degradação do ambiente tornou-se necessária uma educação ambiental capaz de desenvolver instrumentos pedagógicos e expandir a prática educativa, tendo em vista a incorporação de uma nova ética e uma nova epistemologia que atuem na transformação de motivações individuais e integre as capacidades afetivas, cognitivas e de consciência do educando. Diante do exposto busca-se compreender, como é trabalhada a educação ambiental nas escolas públicas de Catalão (GO), através do ensino de Geografia, considerando a importância de relacionar conteúdos didáticos a temas referentes à realidade do aluno, dando ênfase à bacia hidrográfica do ribeirão Pirapitinga em Catalão (GO). Para a realização deste trabalho, foi feita uma revisão da literatura sobre Educação Ambiental, ensino e aprendizagem em Geografia, Bacia Hidrográfica, trabalho de campo nas nascentes do ribeirão Pirapitinga e entrevistas com professores de Geografia da rede pública do município de Catalão (GO). A necessidade da EA nos níveis de ensino básico para as novas gerações, em idade de formação proporciona o desenvolvimento de cidadãos críticos, reflexivos e participativos, capazes de compreender a realidade local e a partir desta, os problemas ambientais que abrangem o mundo. Já que, ao partir da realidade vivenciada pelos alunos e pela comunidade favorece o interesse dessas pessoas com a EA a partir de seus conhecimentos prévios e sua experiência, o que contribui para a sensibilização de toda a comunidade.

Palavras-chave: Educação ambiental. Professores de Geografia. Ribeirão Pirapitinga. Escolas.

Biografia do Autor

Amanda Pires de Mesquita, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Estevane de Paula Pontes Mendes

Downloads

Publicado

23-03-2012

Como Citar

MESQUITA, A. P. de; MENDES, E. de P. P. PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: o Ribeirão Pirapitinga como referência à realidade do aluno. Espaço em Revista, [S. l.], v. 12, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/er.v12i1.17648. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/17648. Acesso em: 3 dez. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)