DAS POLÍTICAS CONCILIATÓRIAS ÀS NOVAS “ALTERNATIVAS” DE EMANCIPAÇÃO: a dinâmica do trabalho no capitalismo contemporâneo e as novas formas de ordenação da classe trabalhadora

Autores

  • Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas Universidade Federal do Maranhão
  • João Batista de Deus UFG/IESA

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v13i2.16906

Resumo


 

Resumo: As formas de materialidade do desenvolvimento capitalista estão representadas em suas diversas manifestações ou configurações espaciais, que expressam as dinâmicas de funcionamento e ordenamento da sociedade contemporânea. Isto porque as formas geográficas representam exatamente as formas sociais existentes que permitem não só a produção, mas também a reprodução material da existência humana. Esta reprodução tem se tornado cada vez mais precária a despeito do alto nível de evolução das forças produtivas, pois o atual momento do capitalismo ao mesmo tempo em que cria os elementos suficientes e necessários que possam permitir o processo de emancipação humana, dificulta sobremaneira a compreensão e o acesso a estes elementos.

Palavras-Chave: Exploração. Precariedade no trabalho. Emancipação humana.

 

1 Professor Assistente do Depto de Economia da Universidade Federal do Maranhão e doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais/Universidade Federal de Goiás.

2 Professor Adjunto do Instituto de Estudos Socioambientais/Universidade Federal de Goiás e doutor em Geografia/USP.

Biografia do Autor

Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Economia pela Universidade Católica de Goiás (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2010). Professor Adjunto nível 1 do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão. Atualmente concentrando as pesquisas na relação entre pobreza e precarização das relações de trabalho no capitalismo contemporâneo e como isto interfere na dinâmica urbana.

Downloads

Publicado

07-02-2012

Como Citar

FREITAS, C. A. L. L. de; DEUS, J. B. de. DAS POLÍTICAS CONCILIATÓRIAS ÀS NOVAS “ALTERNATIVAS” DE EMANCIPAÇÃO: a dinâmica do trabalho no capitalismo contemporâneo e as novas formas de ordenação da classe trabalhadora. Espaço em Revista, [S. l.], v. 13, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/er.v13i2.16906. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/16906. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES