DAS POLÍTICAS CONCILIATÓRIAS ÀS NOVAS “ALTERNATIVAS” DE EMANCIPAÇÃO: a dinâmica do trabalho no capitalismo contemporâneo e as novas formas de ordenação da classe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.5216/er.v13i2.16906Resumo
Resumo: As formas de materialidade do desenvolvimento capitalista estão representadas em suas diversas manifestações ou configurações espaciais, que expressam as dinâmicas de funcionamento e ordenamento da sociedade contemporânea. Isto porque as formas geográficas representam exatamente as formas sociais existentes que permitem não só a produção, mas também a reprodução material da existência humana. Esta reprodução tem se tornado cada vez mais precária a despeito do alto nível de evolução das forças produtivas, pois o atual momento do capitalismo ao mesmo tempo em que cria os elementos suficientes e necessários que possam permitir o processo de emancipação humana, dificulta sobremaneira a compreensão e o acesso a estes elementos.
Palavras-Chave: Exploração. Precariedade no trabalho. Emancipação humana.
1 Professor Assistente do Depto de Economia da Universidade Federal do Maranhão e doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais/Universidade Federal de Goiás.
2 Professor Adjunto do Instituto de Estudos Socioambientais/Universidade Federal de Goiás e doutor em Geografia/USP.