RELAÇÕES DE GÊNERO NA CONGADA DE CATALÃO-GO

Autores

  • Marise Vicente de Paula Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Pires do Rio
  • Alex Ratts Universidade Federal de Goiás – IESA

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v11i1.13674

Resumo

Resumo: A (in) visibilidade da mulher é uma temática abordada na atualidade por diferentes ramos das ciências sociais. Durante um período histórico extenso, somente os grandes feitos masculinos eram notados. A partir da década de 1960, juntamente com outros excluídos, as mulheres foram incluídas à condição de objeto e sujeito da história. De acordo com esta tese, o presente artigo busca a visibilidade geográfica e histórica acerca das relações de gênero na Congada da Festa do Rosário em Catalão (GO), a qual representa uma das maiores e mais importantes manifestações populares de congado no Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada revisão bibliográfica, trabalhos de campo junto à Congada de Catalão (GO) e às pessoas ligadas a esta instituição. O recurso metodológico da memória foi utilizado com o intuito de estabelecer interpretações sociais que permitiram lidar com a dimensão subjetiva do vivido e com as significações que configuram a vida dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Até o momento, os resultados parciais demonstram que, apesar da Festa do Rosário acontecer em homenagem a uma figura feminina, Nossa Senhora do Rosário, a mulher vinculada à Congada sofre com o fenômeno da (in) visibilidade, uma vez que é indispensável na preparação das roupas, enfeites e alimentos, apresenta uma participação cada vez maior na Congada, porém, seus espaços de ação, ainda, estão muito vinculados ao privado e seu trânsito nos momentos dos rituais da festa obedece a uma espacialização que é hierarquizada e misógina.

Palavras Chave: Mulheres. Gênero. Espaço. Memória. Congada.

Biografia do Autor

Marise Vicente de Paula, Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Pires do Rio

Professora da Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Pires do Rio. Doutoranda em Geografia na Universidade Federal de Goiás – IESA.

Alex Ratts, Universidade Federal de Goiás – IESA

Professor da Universidade Federal de Goiás – IESA

Downloads

Publicado

18-05-2011

Como Citar

PAULA, M. V. de; RATTS, A. RELAÇÕES DE GÊNERO NA CONGADA DE CATALÃO-GO. Espaço em Revista, [S. l.], v. 11, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/er.v11i1.13674. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/13674. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES