PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CATALÃO (GO): análise da dimensão ambiental

Autores

  • Neila Maria Mendes Borges UFG - Campus Catalão
  • Claudeir Germano de Oliveira Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v11i1.13671

Resumo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar algumas questões relacionadas à Educação Ambiental a partir de resultados de uma pesquisa realizada com 22 professores de Ciências da Natureza, Matemática e Educação Física das Escolas Públicas de Catalão (GO), participantes do Projeto “Formação Continuada, Interdisciplinaridade e Inclusão Social” desenvolvido na Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão, no ano de 2007, e parte da necessidade de se refletir sobre a formação de professores mediante os desafios impostos no cotidiano escolar, entre eles, as práticas educativas voltadas à questão ambiental. Foram aplicados questionários, a fim de verificar a compreensão dos professores acerca de alguns aspectos da ação docente relativos à abordagem interdisciplinar da temática ambiental. Os resultados demonstraram que as práticas pedagógicas se dão de forma desarticulada e fragilizada, reforçando uma ação educativa conservadora e ineficaz. Palavras chave: Educação Ambiental. Práticas Pedagógicas. Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Neila Maria Mendes Borges, UFG - Campus Catalão

Profª.Ms. do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Goiás- Campus Catalão. Coordenadora do Projeto “Formação Continuada de Professores de Ciências da Natureza e Matemática das Escolas Públicas de Catalão-GO, desenvolvido como parte do projeto de Extensão “Formação continuada, Interdisciplinaridade e Inclusão Social”?

Claudeir Germano de Oliveira, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Graduando do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Monitor do Projeto “Formação Continuada de Professores de Ciências da Natureza e Matemática das Escolas Públicas de Catalão – GO.

Downloads

Publicado

18-05-2011

Como Citar

BORGES, N. M. M.; OLIVEIRA, C. G. de. PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CATALÃO (GO): análise da dimensão ambiental. Espaço em Revista, [S. l.], v. 11, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/er.v11i1.13671. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/13671. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES