O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E A INCIDÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM CONGADEIROS DA IRMANDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DA CIDADE DE CATALÃO/GO

Autores

  • Ricardo Wagner Machado da Silveira Universidade Federal de Uberlândia/MG

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v11i1.13670

Resumo

Resumo: Este artigo é o resultado de um projeto de pesquisa em psicologia comunitária e social que teve como objetivos: investigar o perfil sociodemográfico dos congadeiros da Irmandade Nossa Senhora do Rosário da cidade de Catalão/GO e realizar um levantamento epidemiológico em saúde mental e das formas encontradas por esta comunidade para lidar com o sofrimento psíquico. Foram realizadas entrevistas dirigidas e aplicado o Instrumento de Rastreamento de Transtornos Mentais Comuns (TMC) - SRQ 20 (Self Report Questionnaire), versão para a língua portuguesa. A idéia era disponibilizar informações sobre as condições de saúde coletiva que possam fomentar a luta pela cidadania e pelos direitos de saúde desta comunidade. Palavras-chave: Epidemiologia. Transtornos Mentais Comuns. Congadeiros.

Biografia do Autor

Ricardo Wagner Machado da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia/MG

Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia/MG e coordenador da pesquisa.

Downloads

Publicado

18-05-2011

Como Citar

SILVEIRA, R. W. M. da. O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E A INCIDÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM CONGADEIROS DA IRMANDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DA CIDADE DE CATALÃO/GO. Espaço em Revista, [S. l.], v. 11, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/er.v11i1.13670. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/13670. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES