EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA: A PROPOSTA IMPLEMENTADA PELO SENAI CATALÃO (GO)

Autores

  • Adriana Valéria Pereira
  • Marcelo Rodrigues Mendonça UFG/CAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v10i1.13554

Resumo

Resumo: As mudanças ocorridas na sociedade capitalista nas últimas décadas estão diretamente relacionadas à reestruturação produtiva do capital. O desenvolvimento tecnológico progressivo agiliza e moderniza a reprodução do capital (produção, distribuição, circulação e consumo). Em conseqüência desse processo, gestado pela introdução de novas tecnologias como a automação, a robótica, a microeletrônica, a biotecnologia e a química fina, ocorre a flexibilização da unidade fabril e a desconcentração da produção, atingindo diretamente a organização e a mobilização dos trabalhadores. Neste contexto, a educação para o trabalho visa resgatar os princípios básicos da formação profissional, e preparar os trabalhadores para o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Reestruturação produtiva do capital. Educação. Trabalho. Cidadania.

Biografia do Autor

Adriana Valéria Pereira

Geográfa formada na Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Professora da Rede Pública Municiapal de Davinopólis/GO.

Downloads

Publicado

17-03-2011

Como Citar

PEREIRA, A. V.; MENDONÇA, M. R. EDUCAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA: A PROPOSTA IMPLEMENTADA PELO SENAI CATALÃO (GO). Espaço em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/er.v10i1.13554. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/13554. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.