AS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE RURAIS NO BRASIL: A (RE)ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO RURAL NO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)

Autores

  • Marcelo Venâncio
  • Vera Lúcia Salazar Pessôa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v10i1.13552

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo tecer um panorama histórico das políticas de Desenvolvimento de Comunidades Rurais inseridas no Brasil, a partir da década de 1940 e sua inserção no município de Catalão (GO), a partir do final da década de 1970. Para elaboração da discussão foi feita uma revisão da literatura pertinente ao tema e entrevistas com técnicos da Agência Rural de Catalão. Assim, o texto procura mostrar as estratégias do Estado para a implantação e manutenção dessas políticas, as ideologias presentes nas mesmas e como foram inseridas no município de Catalão.

Palavras-chave: Desenvolvimento de Comunidades Rurais. Comunidade. EMATER (GO). Catalão (GO).

Biografia do Autor

Marcelo Venâncio

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Uniddade Universtitária de Pires do Rio (GO)

Vera Lúcia Salazar Pessôa, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

17-03-2011

Como Citar

VENÂNCIO, M.; PESSÔA, V. L. S. AS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE RURAIS NO BRASIL: A (RE)ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO RURAL NO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO). Espaço em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/er.v10i1.13552. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/13552. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES