LUTA, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MST NA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5216/er.v10i1.13550Resumo
Resumo: O artigo apresenta uma análise sobre o problema referente ao descompasso educativo, histórico e espacial, das famílias trabalhadoras rurais e sem-terra na Paraíba. O objetivo central é analisar a proposta educativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a sua relação com a formação territorial do Assentamento Zumbi dos Palmares, localizado no município de Mari, na região da Mata Paraibana. O acesso a uma educação pública de qualidade é um direito garantido pela Constituição brasileira e fundamento de qualquer projeto de desenvolvimento. Acreditando nisso o MST, junto a outros movimentos sociais de luta pela terra e a Reforma Agrária no país, traçaram uma proposta educativa diferenciada, que leva em consideração o papel histórico desses sujeitos. A Escola Zumbi dos Palmares, do assentamento do MST Zumbi dos Palmares no município de Mari, na Zona da Mata paraibana, vem tentando contribuir com a proposta da educação do/no campo.
Palavras-chaves: Educação do Campo. MST. Luta pela terra. Reforma Agrária. Assentamento rural. Geografia.