A EDUCAÇÃO ESCOLAR, O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DA POPULAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Cláudia Luiz de Sousa Bispo
  • Estevane de Paula Pontes Mendes Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Núcleo de Estudos de Pesquisa Sócio-Ambientais (NEPSA/CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v10i1.13548

Resumo

Resumo: Este texto propõe uma discussão sobre a educação escolar voltada para a população rural, ressaltando a necessidade de considerar o contexto do campo, no que se refere à sua cultura específica, como também o modo de viver, de organizar a família, o trabalho e o cotidiano. Ao trazer as referências culturais das pessoas para a sala de aula, o trabalho pedagógico fomenta sua recriação e reprodução coletiva, o que orienta a formação humana. Para a execução do trabalho foi efetuado um levantamento bibliográfico sobre a educação escolar rural e o ensino de geografia, o conteúdo dos livros didáticos e os trabalhos que exploram a realidade local do município de Catalão (GO), particularmente, das comunidades rurais, além de uma sistematização, análise e representação de dados e informações de fontes primárias e secundárias. Acredita-se que ao trazer a vivência do aluno para a sala de aula poder-se-á estimular a motivação, o interesse e o envolvimento dos mesmos pela construção do saber. Parte-se do princípio que a educação como contribuição à humanização do ser humano é pautada no pressuposto de que os seres humanos nascem inconclusos, inacabados, tornando-se humanos ou desumanos no decorrer da vida, de acordo com suas experiências individuais, coletivas e dos grupos sociais com os quais convivem. Palavras-chave: Educação escolar rural. Conteúdos escolares em Geografia. Construção do saber. Catalão (GO).

Biografia do Autor

Cláudia Luiz de Sousa Bispo

Geógrafa (UFG). Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio-Ambientais (NEPSA/CNPq)

Estevane de Paula Pontes Mendes, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Núcleo de Estudos de Pesquisa Sócio-Ambientais (NEPSA/CNPq)

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Núcleo de Estudos de Pesquisa Sócio-Ambientais (NEPSA/CNPq)

Downloads

Publicado

16-03-2011

Como Citar

BISPO, C. L. de S.; MENDES, E. de P. P. A EDUCAÇÃO ESCOLAR, O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DA POPULAÇÃO DO CAMPO. Espaço em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/er.v10i1.13548. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/13548. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)