AS ABORDAGENS DO OBJETO NA EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA

Autores

  • Adriano Rodrigues de Oliveira FCT/UNESP Presidente Prudente
  • Gleison Moreira Leal FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v10i1.13546

Resumo

Resumo: No presente ensaio, realizou-se a abordagem do objeto como uma categoria de análise científica. Para tanto, apresentou-se os diferentes significados do objeto na filosofia e na ciência. No pensamento filosófico, efetuou-se uma contextualização dos graus de conhecimento que se pode ter do objeto na perspectiva do senso comum e da filosofia. No âmbito do conhecimento científico, empreendeu-se a discussão do objeto na ciência geográfica desde a sua institucionalização acadêmica no século XIX até o final do século XX.
Palavras-chave: Objeto. Pensamento Filosófico. Conhecimento Científico. Ciência e Geografia.

Biografia do Autor

Adriano Rodrigues de Oliveira, FCT/UNESP Presidente Prudente

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente. Bolsista DR-FAPESP (06/58097-6)

Gleison Moreira Leal, FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente.

Mestre em Geografia pela FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente. Professor da UNESP, Unidade de Presidente Prudente-SP

Downloads

Publicado

16-03-2011

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. R.; LEAL, G. M. AS ABORDAGENS DO OBJETO NA EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. Espaço em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/er.v10i1.13546. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/13546. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES