URBANIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE BRASILEIRA

Autores

  • Marcelo Rodrigues Mendonça UFG - Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v10i1.13545

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar a urbanização da região Centro-Oeste do Brasil e as suas recentes mudanças. Até o início dos anos de 1940 a região era formada pelos estados do Mato Grosso e o de Goiás. Distante dos grandes centros do país, continuava como um lugar de muitas matas e cerrados, com poucos habitantes e era considerada uma grande área “vazia”. O Centro-Oeste que estava desprovido de investimentos começou a mudar quando o Estado passou a financiar projetos e conceder recursos para infra-estrutura e incentivos fiscais a empresários, a partir daí a região entrou no ritmo da produção empresarial e com isso as mudanças foram ocorrendo. O Centro-Oeste tornou-se lugar atrativo e com a criação de Brasília e suas novas vias de comunicação integrou-se com as outras regiões brasileiras formando um grande mercado e favorecendo a chegada de milhares de habitantes o que contribuiu para criação de novas cidades e provocou um aceleramento da urbanização e de diversos problemas urbanos. Palavras-chave: Urbanização, Cidades, Região Centro-Oeste do Brasil.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Mendonça, UFG - Campus Catalão

Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1991). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação (UFG). Mestrado em História das Sociedades Agrárias pela Universidade Federal de Goiás (1998). Doutorado em Geografia - Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental - pela UNESP - Presidente Prudente/SP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, Agrária, Trabalho e Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Cerrado, Povos Cerradeiros, Modernização da Agricultura, Políticas Públicas Agroecologia e Movimentos Sociais. Coordenador do Programa de Mestrado em Geografia - UFG/Campus Catalão entre 2008 e 2010. Coordenador do Núcleo de Pesquisa Geografia Trabalho e Movimentos Sociais - GETeM/UFG e Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho - CEGeT/UNESP. Coordenador da Rede Goiana de Pesquisa em Agroecologia. Diretor da AGB Seção Catalão (Gestão 2009/2011) e membro da diretoria da ANPEGE (2009 - 2011).

Downloads

Publicado

16-03-2011

Como Citar

MENDONÇA, M. R. URBANIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE BRASILEIRA. Espaço em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/er.v10i1.13545. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/13545. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>