Impactos da legislação eleitoral sobre a comunicação política e a decisão de voto

Autores

  • Luiz Carlos Carmo Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23i.56208

Resumo

Propôs-se discutir os impactos da legislação eleitoral sobre o HGPE. Tomando como base um estudo de caso sobre as eleições municipais de 2016 em Goiânia, tentou-se verificar se as alterações feitas nas regras eleitorais a partir de 2006, com o intuito de coibir o abuso do poder econômico e a manipulação da preferência eleitoral, também têm dificultado a comunicação política. Para tanto, usou-se uma associação de metodologias qualitativas e quantitativas: entrevista em profundidade com pesquisadores acadêmicos, profissionais de campanha eleitoral e o próprio eleitor; além de análise de conteúdo das propagandas eleitorais de televisão, utilizando as categoria analítica das fases das campanhas de Ferraz (2004) e a metodologia para identificar as estratégias de comunicação política de Figueiredo et al. (2000). Ao final, concluiu-se que as mudanças na legislação eleitoral de 2016 impactaram os partidos políticos e os candidatos, mas muito pouco o eleitor.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Carmo Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor Assistente I na PUC-Goiás, matérias Pesquisa em Comunicação e Pesquisa de Opinião e Mercado. Doutor em Sociologia (FCS-UFG) e Mestre em Comunicação (FIC-UFG). Especialista em Marketing (FGV), Markeitng Político (FIC-UFG) eem Pesquisa de Mercado (F. Cambury).

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

CARMO FERNANDES, L. C. Impactos da legislação eleitoral sobre a comunicação política e a decisão de voto. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23i.56208. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/56208. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos