O comportamento do usuário no processo de difusão de Fake News: reflexões sobre o processo de comunicação nas plataformas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.54005

Palavras-chave:

Fake News. Comunicação digital. Mídias sociais. Comportamento do usuário. Novas tecnologias

Resumo

A comunicação, conforme observado por Maffesoli (2003), é uma ferramenta de “religação” entre os indivíduos e o elemento que funciona como um “cimento social” ao unir pessoas, interesses e crenças. Nesse sentindo, o presente artigo busca discutir sobre como o comportamento do usuário, refletindo esse processo de identificação com o grupo por meio das novas tecnologias, pode interferir na difusão da fake news. Dessa forma, observamos que a cultura das mídias sociais fortalece a construção de mitos e gera referências sociais que distorcem o processo de comunicação em torno de um mecanismo de (in)formação com base em padrões pré-estabelecidos. Assim, ampliamos a reflexão por meio do conceito do “além-homem”, de Nietzsche (2005a), e o Mito de Superman, Eco (2004), já que é necessário fugir dos “filtros” tecnológicos, estéticos e sociais para evitar as “ilusões” construídas e compartilhadas, até de forma ingênua, por meio das redes construídas nas diferentes plataformas de comunicação digital.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Sastre, Unesp (Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") - Bauru

Doutorando no programa de Mídia e Tecnologia da UNESP/Bauru, mestre em Sociologia (UNESP/Araraquara), bacharel em Jornalismo pela UNESP/Bauru. Pesquisador no Genem (Grupo de Estudos sobre a Nova Ecologia dos Meios) da UNESP/Bauru e no Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da UNESP/Bauru, professor titular (concursado) e coordenador dos cursos de jornalismo e de comunicação social – habilitação em publicidade no IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro – “Victório Cardassi”), E-mail: angelosastre@gmail.com 

Juliano Maurício de Carvalho, Unesp (Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho") - Bauru

Doutor em Comunicação. Docente nos programas de pós-graduação em Comunicação e Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) E-mail: juliano.mauricio@unesp.br

Referências

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade e cultura. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

LOPES, G. Vídeos mostram fábricas de ovos falsos de plástico! Será verdade? E-farsas, 25.jun.2018. Disponível em: <http://www.e-farsas.com/videos-mostram-fabricas-de-ovos-falsos-sera-verdade.html>. Acesso em 03.jul.2018

MAFFESOLI, M. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 20, abril 2003, p.13-20. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3198>. Acesso em 03.jul.2018

______________. Perspectivas tribais ou a mudança do paradigma social. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 23, abril 2004, p.23-29. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3247>. Acesso em 03.jul.2018

MANOVICH, L. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. Barcelona: Paidós, 2005.

MATSUKI, E. Nova greve dos caminhoneiros começa na segunda-feira e será mais violenta. Boatos.org, 24.jun.2018. Disponível em: <http://www.boatos.org/brasil/nova-greve-caminhoneiros-segunda-feira.html>. Acesso em 03.jul.2018

___________. Ovos de plástico da China chegaram ao Brasil, mostra vídeo. Boatos.org, 26.jun.2018. Disponível em: <http://www.boatos.org/saude/ovos-plastico-china-chegaram-brasil.html>. Acesso em 03.jul.2018

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratrustra: um livro para todos e ninguém. São Paulo: Nova Cultura, 2005a. Coleção Os Pensadores. p. 209-249.

_____________. Assim falou Zaratrustra: um livro para todos e ninguém. Rio de Janeiro: Ediouro, 1984. Tradução de José Mendes de Souza

_____________. A filosofia na época trágica dos gregos (1873). São Paulo: Nova Cultura, 2005b. Coleção Os Pensadores. p. 251-300

PARISER, E. The filter bubble: what the internet is hiding from you. Nova Iorque: The Pinguim Press, 2011

RIBEIRO, M. M.; ORTELLADO, P. Nota técnica #2 – A difusão dos boatos sobre Marielle Franco: do WhatsApp aos sites de notícias. Monitor do debate político no meio digital, 24.abr.2018. Disponível em <http://www.monitordigital.org/wp-content/uploads/NOTA-TECNICA-2.pdf>. Acesso em 03.jul.2018

VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, Washington (USA), vol. 359, Issue 6380, 09.mar.2018, p. 1146-1151. Disponível em: [http://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146.full]. Acesso em: 11.mar.2018

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

SASTRE, A.; CARVALHO, J. M. de. O comportamento do usuário no processo de difusão de Fake News: reflexões sobre o processo de comunicação nas plataformas digitais. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 21, n. 3, p. 91–106, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i3.54005. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/54005. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos