A espetacularização de identidades nacionais em cerimônias de abertura dos jogos olímpicos

Autores

  • Bruno de Oliveira da Silva Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, portalbruno.oliveira@gmail.com
  • Luciano Torres Tricárico Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, tricarico@univali.br
  • Yára Christina Cesário Pereira Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, yara@univali.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23.66239

Palavras-chave:

Identidade Nacional, Espetáculo, Cerimônia de Abertura, Jogos Olímpicos

Resumo

Objetiva historicizar a espetacularização das identidades nacionais em cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, sob uma abordagem qualitativa, com alcances exploratório e descritivo, sendo necessários os levantamentos bibliográfico e documental como procedimentos técnicos de coleta de informações. Foram estudadas mídias físicas e digitais que abrangem cenas das cerimônias em questão, por meio de uma análise documental e fílmica de interpretação sócio-histórica (GOLIOT-LÉTÉ; VANOYE, 2015). Os resultados apontam singularidades nos conteúdos de identidades nacionais exibidos, apresentando a evolução tecnológica do evento até a expansão artística idealizada pelos países-sede para produções teatrais e performáticas de dimensões colossais no decorrer dos séculos XX e XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira da Silva, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, portalbruno.oliveira@gmail.com

Doutorando em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI.

Luciano Torres Tricárico, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, tricarico@univali.br

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - UNIVALI. 

Yára Christina Cesário Pereira, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil, yara@univali.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - UNIVALI. 

Referências

YEARS of olympic films. Lausanne: International Olympic Committee, 2017.1 DVD (6253 min.), son., color. The Criterion Collection.

ALKEMEYER, Thomas; RICHARTZ, Alfred. The olympic games: from ceremony to show. Olympika: The International Journal of Olympic Studies, London, v. 2, p.79-89, 1993.

BARBER, Nicholas. How Leni Riefenstahl shaped the way we see the olympics. BBC, 2016. Disponível em: http://www.bbc.com/culture/story/20160810-how-leni-riefenstahl-shaped-the-way-we-see-the-olympics. Acesso em: 22 ago. 2018.

BARCELONA 1992 opening ceremony - Full Length Barcelona 1992 Replays. Direção de IOC. Barcelona: International Olympic Committee, 1992. (198 min.), son., color. Publicado pelo canal Olympic. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IzGCXdX6gig&t=2096s. Acesso em: 15 ago. 2020.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BLACK, Jack. ‘As british as fish and chips’: british newspaper representations of mo farah during the 2012 london olympic games. Media, Culture & Society, [s. l.], v. 38, n. 7, p. 979-996, 9 jul. 2016. DOI http://dx.doi.org/10.1177/0163443716635863.

BLOEMRAAD, Irene; KORTEWEG, Anna; YURDAKUL, Gökçe. Citizenship and Immigration: Multiculturalism, Assimilation, and Challenges to the Nation-State. Annual Review Of Sociology, [s. l.], v. 34, n. 1, p.153-179, ago. 2008. DOI https://doi.org/10.1146/annurev.soc.34.040507.134608.

BOCCIA, Leonardo. Comparando cerimônias de abertura olímpicas e seus impactos no legado estético da humanidade. Espetáculos Culturais e Sociedade, [s. l.], v. 4, p. 153-174, 2013.

BOCCIA, Leonardo. Grand ouverture: um espetáculo no ninho. Repertório Teatro & Dança, [s. l.], v. 11, p. 26-34, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

BOWDIN, Glenn et al. Events management. 3. ed. London: Butterworth-heinemann, 2010.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2014.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz & Terra, 2018. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2).

COI. COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Berlin 1936 torch relay. Olympic, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.olympic.org/berlin-1936-torch-relay. Acesso em: 10 out. 2018.

COI. COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Global broadcast and audience report: olympic games Rio 2016. [s. l.], 2017. Disponível em: https://stillmed.olympic.org/media/Document%20Library/OlympicOrg/Games/Summer-Games/Games-Rio-2016-Olympic-Games/Media-Guide-for-Rio-2016/Global-Broadcast-and-Audience-Report-Rio-2016.pdf#_ga=2.228054621.1950544600.1525838279 1626902259.1522870456. Acesso em: 10 jan. 2019.

COI. COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Welcome to the ancient olympic games. [s. l.], 2020. Disponível em: https://www.olympic.org/ancient-olympic-games/history. Acesso em: 10 ago. 2020.

COLLI, Eduardo. Universo olímpico: uma enciclopédia das olimpíadas. São Paulo: Códex, 2004.

CORLISS, Richard. All-time 100 movies. Times, USA, 2010. Disponível em: https://entertainment.time.com/2005/02/12/all-time-100-movies/slide/olympia-parts-1-and-2-1938/. Acesso em: 10 jan. 2020.

COUBERTIN, Pierre de. Olimpismo: seleção de textos. Lausanne, Switzerland: Comitê Internacional Pierre de Coubertin, 2015. Disponível em: http://coubertin.org/docs/PdC-Olimpismo.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.

CUI, Xi. Media events are still alive: the opening ceremony of the Beijing olympics as a media ritual. International Journal Of Communication, [s. l.], v. 7, p.1220-1235, 2013.

DANTAS, Tiago. A importância dos jogos olímpicos. [s. l.], 2018. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/a-importancia-dos-jogos-olimpicos.htm. Acesso: 19 out. 2018.

DAYS Of Truce: Rio 2016. Direção de Breno Silveira. International Olympic Committee, 2017. (87 min.), son., color. Disponível em: https://library.olympic.org/Default/doc/SYRACUSE/171483. Acesso em: 15 out. 2018.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.

DIEM, Liselot. The ceremonies: a contribution to the history of the modern olympic games. Athens: International Olympic Academy, 1964.

DURKHEIM, Émile. Les formes élémentaires de la vie religieuse. 7. ed. Paris: Presses Universitaires de France - Puf, 2013.

ELIAS, Roberto Vilela; FREITAS, Ricardo Ferreira; AZEVEDO, Elaine Christovam de. O rock e o Rio num mundo politicamente correto. Comunicação & Informação, [s .l.], v. 16, n. 2, p. 72-86, 13 nov. 2013. DOI http://dx.doi.org/10.5216/cei.v16i2.27212.

ELLWOOD, Gregory. Why olympics opening ceremonies keep getting better. Vox, [s .l.], 5 ago. 2016. Disponível em: https://www.vox.com/2016/8/5/12374556/best-olympics-opening-ceremonies-highlights. Acesso em: 25 out. 2018.

ESTRELLA, Carlos Felipe. Olimpíadas Rio 2016 terão transmissões em 8K e 4K com HDR e Dolby Atmos. Adrenaline, Florianópolis, 2 ago. 2016. Disponível em: https://adrenaline.uol.com.br/2016/08/02/44940/olimpiadas-rio-2016-terao-transmissoes-em-8k-e-4k-com-hdr-e-dolby-atmos/. Acesso em: 05 out. 2018.

FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p.115-126, jan. 2009.

FREIRE, Marcus Vinicius; RIBEIRO, Deborah. Ouro olímpico: a história do marketing dos aros. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

GARCÍA, Beatriz García. The concept of olympic cultural programmes: origins, evolution and projection. Barcelona: Centre D’estudis Olímpics, 2010. Disponível em: https://web.uri.edu/iaics/files/08WichianLattipongpun.pdf. Acesso em: 15 out. 2018.

GOELDNER, Charles R.; RITCHIE, J. R. Brent. Tourism: principles, practices, philosophies. 12. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011.

GOLDBLATT, David. The games: a global history of the olympics. London: Macmillan, 2016. 528 p.

GOLIOT-LÉTÉ, Anne; VANOYE, Francis. Précis d'analyse filmique. 4. ed. Paris: Armand Colin, 2015.

GIDDENS, Anthony. Modernity and self-identity: self and society in the late modern age. [s. l.]: Polity, 2013. 268 p. EBook Kindle.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

HANNA, Michelle. Reconciliation in olympism: indigenous culture in the Sydney olympiad. Sydney: University Of New South Wales, 1999.

HAMPTON, Janie. The austerity olympics: when the games came to London in 1948. London: Aurum Press, 2012.

HOGAN, Jackie. Gender, race and national identity: nations of flesh and blood. London: Routledge, 2011.

HOGAN, Jackie. Staging The Nation. Journal Of Sport And Social Issues, [s. l.], v. 27, n. 2, p.100-123, maio 2003.

HOLMES, Judith. Olimpíada 1936: glória do Reich de Hitler. Rio de Janeiro: Renes, 1984.

JANMAAT, Jan Germen. Popular conceptions of nationhood in old and new European member states: partial support for the ethnic-civic framework. Ethnic And Racial Studies, [s. l.], v. 29, n. 1, p.50-78, jan. 2006. DOI https://doi.org/10.1080/01419870500352363.

KENNETT, C; MORAGAS, M. From Athens to Beijing: the closing ceremony and olympic television broadcast narratives. In: PRICE M. E.; DAYAN, D. (ed.), Owning the olympics: narratives of the new China. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2008. p. 260-283

KNOTT, Brendon; FYAL, Alan; JONES, Ian. The nation-branding legacy of the 2010 FIFA World Cup for South Africa. Journal Of Hospitality Marketing & Management, England, p. 569-595. 2012. DOI https://doi.org/10.1080/19368623.2012.663155.

LARSON, James F.; RIVENBURGH, Nancy K. A comparative analysis of Australian, US, and British telecasts of the Seoul Olympic opening ceremony. Journal Of Broadcasting & Electronic Media, [s. l.], v. 35, n. 1, p.75-94, jan. 1991. DOI https://doi.org/10.1080/08838159109364103.

LATTIPONGPUN, Wichian. The origins of the olympic games’ opening and closing ceremonies: artistic creativity and communication. Intercultural Communication Studies, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 103-120, 2010.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão. 7. ed. Campinas: Unicamp, 2013.

LEE, Jung Woo; MAGUIRE, Joseph. Global festivals through a national prism: the global–national nexus in south korean media coverage of the 2004 Athens olympic games. International Review For The Sociology Of Sport, v. 1, n. 44, p.5-24, 01 mar. 2009. DOI https://doi.org/10.1177/1012690208101483.

LEE, Jongsoo; YOON, Hyunsun. Narratives of the nation in the olympic opening ceremonies: comparative analysis of Beijing 2008 and London 2012. Nations And Nationalism, [s. l.], v. 23, n. 4, p. 952-969, 27 mar. 2017. DOI https://doi.org/10.1111/nana.12318.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LLINÉS, Montserrat. The history of olympic ceremonies: from Athens (1896) to Los Angeles (1984). - an overview. In: MORAGAS, Miquel de; MACALOON, John; LLINÉS, Montserrat (ed.). Olympic ceremonies: historical continuity and cultural exchange. Lausanne: The Olympic Museum, 1996. cap. 2, p. 63-80.

MACALOON, John J. Humanism as political necessity? Reflections on the Pathos of Anthropological Science in olympic contexts. Quest, [s. l.], v. 48, n. 1, p. 67-81, fev. 1996.

MACALOON, John J. Rite, drama, festival, spectacle: rehearsals toward a theory of cultural performance. Filadélfia: Institute For The Study Of Human Issues, 1984.

MACALOON, John J. The theory of spectacle: reviewing olympic ethnography. In: TOMLINSON, Alan; YOUNG, Christopher (ed.). National identity and global sports events: culture, politics, and spectacle in the olympics and the football world cup. Suny Press, 2006. cap. 2. p. 15-41.

MANGUIRE, J; JARVIE, G; MANSFIELD, L; BRADLEY, J. Sport Worlds: A sociological perspective. Champaign, IL: Human Kinetics, 2002.

MATIAS, Marlene. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 6. ed. Barueri: Manole, 2013.

MCKIERNAN, M. Walter Herz. Olympic Games London 1948. Occupational Medicine, [s. l.], v. 62, n. 5, p. 324-324, jul. 2012.

MORAGAS, Miquel de; MACALOON, John; LLINÉS, Montserrat (ed.). Olympic ceremonies: historical continuity and cultural exchange. Lausanne: The Olympic Museum, 1996.

MORAGAS, Miquel de; RIVENBURGH, Nancy; GARCIA, Núria. Television and the construction of identity: Barcelona, Olympic host. In: MORAGAS, Miquel; BOTELLA, Miquel. The keys to success: the social, sporting, economic and communications impact of Barcelona’92. Barcelona: Servei de Publicacions de la UAB, 1995.

MUXEL, Anne. Individu et mémoire familiale. Paris: Nathan, 1996.

OETTLER, Anika. The London 2012 Olympics opening ceremony and its polyphonous aftermath. Journal Of Sport And Social Issues, [s. l.], v. 39, n. 3, p. 244-261, jul. 2014. DOI http://dx.doi.org/10.1177/0193723514541281.

PAYNE, Michael. A virada olímpica: como os jogos olímpicos tornaram-se a marca mais valorizada do mundo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

PEHRSON, Samuel; GREEN, Eva G. T. Who we are and who can join us: national identity content and entry criteria for new immigrants. Journal Of Social Issues, [s. l.], v. 66, n. 4, p.695-716, dez. 2010. DOI https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.2010.01671.x.

PEQUIM. Intérpretes: Pedro Bial. Rio de Janeiro: Tv Globo, 2008a. 1 fita VHS(5 min.), son., color.

PEQUIM: O legado olímpico. Direção de Barbara Chanin; Gabriela Maraschin. Produção de Janaina Camara da Silveira; Yuan Yuan. Música: Megatrax. S.i: Canal Futura, 2008b. 1 vídeo (14 min.), son., color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PWysxR0K3Gc. Acesso em: 27 out 2018.

PROENÇA FILHO, Domício. Língua, cultura e identidade nacional. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2018. Disponível em: http://www.academia.org.br/videos/ciclo-de-conferencias/lingua-cultura-e-identidade-nacional. Acesso em: 10 mar. 2019.

PUIJK, R. Producing norwegian culture for domestic and foreign gazes: the Lillehammer olympic opening ceremony. In: KLAUSEN, A. M. (ed.). Olympic games as performance and public event. New York: Berghahn Books, 1994. p. 97-136.

ROCHE, Maurice. Mega-events and social change: spectacle, legacy and public culture. Manchester: Manchester University Press, 2017.

SILVA, Bruno de Oliveira da. Arte e encantamento no desvelar simbólico da identidade nacional na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos Rio 2016. 2019. Dissertação (Mestrado) - Curso de Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Balneário Camboriú, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343444967_Arte_e_Encantamento_no_Desvelar_Simbolico_da_Identidade_Nacional_na_Cerimonia_de_Abertura_dos_Jogos_Olimpicos_Rio_2016. Acesso em: 05 mar. 2020.

SILVA, Bruno de Oliveira da; RUIZ, Thays Cristina Domareski. Principais legados dos jogos olímpicos de verão do novo milênio. FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO do IGUASSU, 12., 2018, Foz do Iguaçu, PR. Anais [...]. Foz do Iguaçu, PR: Secretaria Municipal de Turismo, 2018. Disponível em: http://festivaldascataratas.com/forum-turismo/anais/2018/eventos/principais-legados-dos-jogos-olimpicos-de--verao-do-novo-milenio.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020.

SILVA, Bruno de Oliveira da; TRICÁRICO, Luciano Torres; PEREIRA, Yára Christina Cesário. O desvelar simbólico da identidade nacional na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos Rio 2016. Razón y Palabra, [s. l.], v. 23, n. 105, p. 503-584, dez. 2019. Disponível em: https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1586.

SONTAG, Susan. Fascinating fascis. The New York Review, 1975. Disponível em: https://www.nybooks.com/articles/1975/02/06/fascinating-fascism/. Acesso em: 10 jan. 2020.

SWADDLING, Judith. The ancient olympic games. 3. ed. Austin: University Of Texas Press, 2015.

THIESSE, Anne-marie. La création des identités nationales: Europe XVIIIe-XXe siècle. Paris: Du Seuil, 2001.

THIRD Reich: The rise and fall. Direção de History Channel. Realização de History Channel. [s. l.]: Lionsgate, 2011. 1 DVD (240 min.), son., color.

TOMLINSON, A; YOUNG, C. Culture, politics, and spectacle in the global sports event: an introduction. In: TOMLINSON, Alan; YOUNG, Christopher (ed.). National identity and global sports events: culture, politics, and spectacle in the olympics and the football world cup. [s. l.]: Suny Press, 2006. p. 1–14.

TOMLINSON, Alan. Olympic Spectacle: Opening Ceremonies and Some Paradoxes of Globalization. Media, Culture & Society, London, p.583-602, 1º out. 1996.

TRAGANOU, Jilly. National narratives in the opening and closing ceremonies of the Athens 2004 olympic games. Journal Of Sport And Social Issues, [s. l.], v. 34, n. 2, p. 236-251, maio 2010. DOI https://doi.org/10.1177/0193723509360217.

WELLE, Deutsche. De Londres a Sydney, o que sobrou do legado das olimpíadas? Carta Capital, 2015. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/internacional/de-londres-a-sydney-o-que-sobrou-do-legado-das-olimpiadas-1050.html. Acesso em: 25 out 2018.

WRIGHT, Matthew; CITRIN, Jack; WAND, Jonathan. Alternative measures of american national identity: implications for the civic-ethnic distinction. Political Psychology, [s. l.], v. 33, n. 4, p.469-482, 27 maio 2012. DOI https://doi.org/10.1111/j.1467-9221.2012.00885.x.

YOGEESWARAN, Kumar; DASGUPTA, Nilanjana. Conceptions of national identity in a globalised world: antecedents and consequences. European Review Of Social Psychology, [s. l.], v. 25, n. 1, p.189-227, jan. 2014. DOI https://doi.org/10.1080/10463283.2014.972081.

ZISIMOPOULOU, Katerina; FRAGKIADAKIS, Alexis. Modes of repetition, olympia II by Leni Riefenstahl: Riefenstahl's athletes and the image of propaganda space. International Journal Of The Image, [s. l.], v. 1, n. 1, p.169-193, 2011. DOI https://doi.org/10.18848/2154-8560/cgp/v01i01/44093.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

DE OLIVEIRA DA SILVA, B.; TORRES TRICÁRICO, L.; CHRISTINA CESÁRIO PEREIRA, Y. A espetacularização de identidades nacionais em cerimônias de abertura dos jogos olímpicos. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23.66239. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/66239. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cinema, Mídia e Tecnologia – narrativas e linguagens nas paisagens