Quando a arma é a notícia:

um estudo sobre a circulação de fake news

Autores

  • Carlos Sanchotene Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, MG, Brasil, carlos_sanchotene@yahoo.com.br
  • Daniela Nogueira Marques Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, MG, Brasil, danielanog.m@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v24.56755

Palavras-chave:

Jornalismo. Fake News. Circulação. Redes Sociais Digitais.

Resumo

A partir do contexto das chamadas fake news, o objetivo deste artigo é entender como ocorre a disseminação de uma notícia falsa causa nas redes sociais digitais. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa qualitativa sobre o caso da policial militar que matou um assaltante na porta de uma escola em Suzano, região metropolitana de São Paulo, em maio de 2018. Foram analisadas oito matérias retiradas de sites e do Facebook. O objeto de análise contribui para a compreensão do rumor como dispositivo social. Além disso, destacamos a web enquanto fonte de informação e o processo de adaptação do jornalismo a nova lógica midiatizada.

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Biografia do Autor

Carlos Sanchotene, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, MG, Brasil, carlos_sanchotene@yahoo.com.br

Pós-doutor em Comunicação (UFSM). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Mestre em Ciências da Comunicação (UNISINOS).

Daniela Nogueira Marques, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, MG, Brasil, danielanog.m@gmail.com

Jornalista graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

SANCHOTENE, C.; MARQUES, D. N. Quando a arma é a notícia: : um estudo sobre a circulação de fake news. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/ci.v24.56755. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/56755. Acesso em: 28 mar. 2024.