Close de Garota: A Representação da Mulher Transexual em Campanhas de Beleza

Autores

  • Renata Barreto Malta Universidade Federal de Sergipe
  • Ruhan Victor Oliveira dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Alinny Cruz Reis Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v20i1.45024

Palavras-chave:

Identidade. Representação. Transexualidade. Publicidade

Resumo

As relações entre publicidade, gênero e representação frequentemente convergem em um cenário de debates e contestações. A crítica a um modelo de produção publicitário que reforça os padrões hegemônicos de raça e dos binarismos compulsórios entre sexo e gênero tem sido contraposta a um movimento tímido e ainda recente por novos modelos de representação. Por meio do arcabouço teórico dos Estudos Culturais, esse artigo analisa a representação da mulher transexual em vídeos publicitários das marcas Redken, Clean &Clear, MAC, Avon e L’oréal entre janeiro de 2015 a maio de 2016. Utilizando abordagem teórico-metodológica proposta por Bordwell (2008), buscamos compreender em qual contexto a mulher transexual é posicionada e quais significados podem ser percebidos na construção de uma narrativa ideológica sobre a experiência transexual. 

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Biografia do Autor

Renata Barreto Malta, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Comunicação Social. Professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da UFS (Universidade Federal do Sergipe). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe vinculada à linha de pesquisa 1 - Produtos, Processos e Discursos Midiáticos. Coordenadora no Brasil do grupo de pesquisa CHISGAP (Critical, Historical and international Studies on Gender and Press)

Ruhan Victor Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Comunicação Social pelo PPGCOM - Universidade Federal de Sergipe

Ana Alinny Cruz Reis, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Comunicação Social pelo PPGCOM - Universidade Federal de Sergipe

Referências

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

BARRETO MALTA, R.; OLIVEIRA DOS SANTOS, R. V.; CRUZ REIS, A. A. Close de Garota: A Representação da Mulher Transexual em Campanhas de Beleza. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 20, n. 1, p. 73–91, 2017. DOI: 10.5216/ci.v20i1.45024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/45024. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos